fbpx

José de Arimathea (1920-1992)

Biografia

José de Arimatheia Brito, em arte conhecido como José de Arimathea, foi um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1920.

Iniciou sua carreira de humorista na Rádio Nacional no final dos anos 1940. Nos anos 1950, foi para a televisão participar de programas de humor, primeiro na TV Rio e depois na TV Continental. Em 1960 estreia no cinema no filme Ladrão em Noite de Chuva, mas fez pouco cinema, dedicando-se mesmo à televisão.

Nos anos 1960, já na TV Globo, atuou nas novelas O Rei dos Ciganos (1966) e Eu Compro Esta Mulher (1966). Nos anos 1970, destacou-se nos programas do Chico Anysio e Renato Aragão. Faria ainda mais duas novelas, História do Subúrbio (1972) e Bicho do Mato (1972). Seu personagem de maior sucesso é o João Valentão de Chico City.

Faleceu em sua casa, em Petrópolis (RJ), em 1992, aos 72 anos de idade, de parada cardíaca.

Filmografia

1983 – A Difícil Viagem
1976 – Pedro Bó, o Caçador de Cangaceiros
1960 – Ladrão em Noite de Chuva

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. José de Arimathea. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jose-de-arimathea/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.