fbpx

José e Pilar (2010)

Trailer

Sinopse

A relação entre José Saramago, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Rio, através do cotidiano do casal.

O filme retrata a vida dos dois, as viagens incessantes de um lado do mundo a outro, as infinitas sessões de autógrafos, o corre-corre entre mil eventos.

O documentário, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes, possui importante sequência, quando Saramago assistiu pela primeira vez a versão cinematográfica de Ensaio Sobre a Cegueira, dirigido por Fernando Meirelles.

Vê-se o cineasta brasileiro, emocionado pela presença do autor. O autor, emocionado pelo carinho que o diretor teve ao adaptar aquela que se tornou uma de suas obras mais famosas. Cheio de lágrimas nos olhos, Saramago diz que aquele é um dos momentos mais felizes de sua vida e que está contente de ter vivido para ver o filme.

Durante quatro anos, Miguel Gonçalves Mendes filmou José Saramago e Pilar del Río, na intimidade de Lanzarote, em viagens de trabalho por todo o mundo, em festas com os amigos e a família. Desse intenso registo resultaram, primeiro, o filme, José e Pilar, e depois, o livro José e Pilar: conversas inéditas – que se compõe, essencialmente, de material inédito: centenas de horas de conversa que exploram os grandes temas – da política ao amor, passando pelo trabalho, a literatura e a morte. Aclamado pela crítica e pelo público nacional e internacional, o filme documentário teve estreia comercial em Portugal, Espanha, Itália, México e Brasil, onde recebeu o Prêmio do Público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Foi ainda nomeado nas categorias de Melhor Documentário, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Montagem pela Academia Brasileira de Cinema, como também na categoria de Melhor Filme pela SPA. José e Pilar foi, inclusive, o filme proposto por Portugal ao Oscar de 2011.

Ficha Técnica

Direção: Miguel Gonçalves Mendes
Roteiro: Miguel Gonçalves Mendes
Produção: Agustín Almodóvar, Bel Berlinck, Esther García, Fernando Meirelles e Miguel Gonçalves Mendes
Música: Adriana Calcanhoto, Camané, Luís Cília, Noisery, Pedro Gonçalves, Pedro Granato e Filipe Pinheiro
Direção de Fotografia: Daniel Neves
Montagem: Cláudia Rita Oliveira
Empresa Produtora: Jumpcut | O2 Filmes | El Deseo
distribuidora: Cine Espaço (Brasil)

Bibliografia

Livros:

MENDES, Miguel Gonçalves. José e Pilar: conversas inéditas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Internet:

SITE OFICIAL. http://www.joseepilar.com.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.