fbpx

José Henrique Fonseca

Biografia

José Henrique Fonseca é um cineasta brasileiro nascido no ano 1965. É filho do escritor Rubem Fonseca.

Formou-se em Direito na Universidade Cândido Mendes, mas escolheu o cinema e o audiovisual como seu meio de trabalho. Dirigiu comerciais e videoclipes da Conspiração Filmes, produtora cinematográfica que fundou junto com Lula Buarque de Hollanda, Cláudio Torres e Arthur Fontes.

Dirigiu uma série para televisão, Agosto (co-dirigida com Paulo José), antes de estrear no cinema, com o episódio Cachorro!, do longa-metragem Traição (1999). Estreou em longa-metragem em O Homem do Ano (2003), que tem como protagonista um policial inspirado em romance de Patrícia Melo. com roteiro escrito em parceria com Rubem Fonseca e Patrícia Melo, uma co-produção da Conspiração Filmes com a Warner Bros. do Brasil, participando de festivais internacionais, como o de Festival de Berlim de 2003 e recebendo o prêmio de melhor primeiro filme no Festival de São Francisco de 2003.

Em 2005, dirigiu e produziu em parceria com a HBO Brasil a série Mandrake, baseada nos contos escritos por seu pai nos quais o advogado criminalista Mandrake era o protagonista.

Dirigiu o longa Heleno, baseado na vida do jogador de futebol Heleno de Freitas e protagonizado por Rodrigo Santoro. É sócio fundador da Zola, onde é diretor geral de entretenimento.

É casado com a atriz Cláudia Abreu desde 1997, com quem tem quatro filhos, Maria, Felipa, José Joaquim e Pedro Henrique.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2011 :: Heleno
2003 :: O Homem do ano
1999 :: Traição

Bibliografia

Internet:

ZOLA. http://www.zola.pro.br/?pessoa=jose-henrique-fonseca. Acessado em: 03 de agosto de 2014.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “José Henrique Fonseca

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.