fbpx

José Pedro Goulart

Biografia

FOTO Jose Pedro Goulart 01José Pedro Goulart é um cineasta, roteirista, escritor, jornalista e publicitário brasileiro nascido em Porto Alegre (RS) no dia 20 de dezembro de 1959. Gestor de atividades criativas desde que foi diretor de programação da TVE-RS, nos anos 80, foi cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre e da produtora Zeppelin. Atualmente, dirige a Minima, empresa multiplataforma que produz cinema, séries de TV e publicidade, e tem uma web radio e uma editora de livros.

Com quatro livros publicados, foi colunista por 15 anos do Jornal Zero Hora e da precursora revista Terra Magazine. É também realizador de filmes publicitários – em 2004, foi considerado o melhor diretor do Brasil, destacado pelo Prêmio Folha/Meio & Mensagem.

Dirigiu o histórico registro em vídeo Tangos e Tragédias na Praça da Matriz e o espetáculo musical Onde está o Amor?, de Nico Nicolaiewsky.

Como cineasta, foi um dos protagonistas da chamada Primavera do Curta Brasileiro. Dirigiu filmes como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1996) (junto com Jorge Furtado) e O Pulso (1997), ambos largamente premiados em festivais nacionais e estrangeiros, e o episódio Sonho, do longa Felicidade é… (1995). Produziu, entre outros, o documentário O Cárcere e a Rua, de Liliana Sulzbach.

Em 2015, concluiu o filme Ponto Zero, sua estreia em narrativas longas.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2015 :: Ponto Zero
1997 :: O Pulso
1996 :: O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
1995 :: Felicidade é… (Episódio Sonho)
1984 :: Temporal

:: Filmografia como Roteirista ::

2015 :: Ponto Zero
2015 :: O Tempo que vale mais
2000 :: O Branco
1997 :: O Pulso
1995 :: Felicidade é… (Episódio Sonho)
1984 :: Temporal

:: Filmografia como Produtor ::

2006 :: Vera Lúcia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “José Pedro Goulart

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.