fbpx

José Picoral (1903-1969)

Biografia

José I. Picoral, em arte mais conhecido como José Picoral, é um cineasta, produtor e diretor de fotografia brasileiro nascido em Porto Alegre (RS) em 1903. Pioneiro do cinema gaúcho, nos anos 20 é proprietário de ateliê fotográfico em Porto Alegre, fazendo serviços de revelação, copiagem e montagem.

Em 1927, dirigiu seu primeiro filme, o curta Festividades Artísticas da S.C. Vampiros. A partir dos anos 30 trabalha como tradutor da UFA, na Alemanha. Retorna ao cinema em 1953 para fotografar o longa Remissão.

Morreu em 1969, aos 63 anos de idade.

Filmografia

Filmografia: 1927-Festividades Artísticas da S.C. Vampiros (CM) (dir., fot.); Torres (CM) (dir., fot.); O Castigo do Orgulho (LM) (fot.); 1928-A Ponte Sobre o Rio Doce (CM) (dir., fot.); O Rio Grande do Sul e Suas Riquezas (CM) (fot.); Ponte Internacional do Jaguarão (CM) (fot.); 1929-As Mais Belas de 1929 (CM) (dir., fot.); Revelação (fot.) (LM); 1953-Remissão (fot.) (LM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.