fbpx

José Procópio Teixeira Filho (1899-1999)

Biografia

José Procópio Teixeira Filho foi um advogado, empresário e escritor brasileiro nascido em Sarandira (MG) em 1899. Foi um dos fundadores e Diretor do Banco de Minas (1929); Diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais (1937-1941) e Diretor da Imobiliária Riachuelo Ltda..

José Procópio Teixeira Filho foi também Provedor da Santa Casa de Misericórdia (1960-1969), Presidente do Sport Club de Juiz de Fora (1919-1924), do Clube Juiz de Fora em 1933 e do Abrigo Santa Helena por seis anos.

Foi Membro da Junta Administrativa da Escola Superior de Agricultura de Viçosa (1933-1936), Cidadão Benemérito de Juiz de Fora em 1947, Irmão Benemérito e Egrégio Conselheiro da Santa Casa de Misericórdia e sócio benemérito do Clube de Tênis D. Pedro II, Fundador do Rotary Club de Juiz de Fora e seu presidente por duas vezes.

José Procópio Teixeira Filho foi fundador do Centro Rural em 1937. Cafeicultor e pecuarista da “Recreio”, em Sarandira e das “Pitangueiras”, em Matias Barbosa.

Empreendedor com extrema visão estratégica, José Procópio Teixeira Filho foi um importante investidor imobiliário e acionário na cidade de Juiz de Fora, cidade que inclusive foi Prefeito entre os anos de 1946 e 1947.

Na área da cultura e lazer, fez parte do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio e foi responsável pela construção do empreendimento do Edifício e do Cinema Excelsior em Juiz de Fora, que foi considerado o melhor cinema do país até os anos de 1990. Além de ter sido um dos pioneiros da introdução do tênis como modalidade esportiva em Juiz de Fora.

Por sua atuação sócio-cultural, foi agraciado com a Medalha Alfredo Ferreira Lage, com a Grande Medalha da Ordem da Inconfidência Mineira e com a Medalha Municipal do Mérito Engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld e considerado Personalidade Juizforana de 1971.

José Procópio Teixeira Filho foi também escritor bissexto.

Bibliografia

Internet:

PREFEITURA DE JUIZ E FORA. Disponível no endereço: http://www.pjf.mg.gov.br/cidade/prefeitos.php. Acesso em: 04 de jan. de 2012.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.