fbpx

Juazeiro, a Nova Jerusalém (2001)

Sinopse

Mergulhando mas maravilhas e misérias do cotidiano da Cidade Santa de Juazeiro do Norte, no Ceará, o filme conta a história do Padre Cícero Romão Batista (1854-1934) e revela um universo desconhecido e fascinante para o espectador, onde o sonho se confunde com a própria realidade. O Espírito Santo, atendendo a um pedido de Nossa Senhora para salvar os homens das trevas e da destruição, desce ao Brasil e, no pequeno povoado de Juazeiro, encarna-se naquele que viria a ser o Pastor dos deserdados filhos da terra. Assim, inicia-se o mito do Padim Ciço na região do Cariri Cearense. À medida que os eventos da vida do Padre são contados (estudos, sonhos, milagres, viagem a Roma, lutas políticas, perseguições, etc.), eles se mesclam intimamente com a própria história do País, em uma tecedura complexa, em que a visão popular e a história oficial são como universo paralelos. Beatos e romeiros falam do encanto e do desencanto de Juazeiro como A Nova Jerusalém, quando, por fim, o paraíso da liberdade, da igualdade e da fraternidade será instaurado na terra.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Juazeiro, a Nova Jerusalém (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro: Rosemberg Cariry e Firmino Holanda
Diretor de Produção: Walmir Paiva
Produtor Executivo: Petrus Cairry, Fernando Braga, Sylvie Debs
Diretor de Fotografia: Kin, Rivelino Mourão
Trilha Sonora: Geraldo Amâncio, Zé Maria, Oliveira de Panelas, Grupos tradicionais do Cariri Cearense
Montador: Petrus Cariry e Kin
Empresa Produtora: Cariri Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

ANCINE – AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Juazeiro, a Nova Jerusalém. Disponível no endereço: https://www.ancine.gov.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Juazeiro, a Nova Jerusalém. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/juazeiro-a-nova-jerusalem/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Juazeiro, a Nova Jerusalém (2001)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.