fbpx

Julia Bernstein

Biografia

Julia Bernstein é uma cineasta e montadora brasileira.

Fazia Ciências Sociais na UFRJ e participava de uma rádio livre, chamada Rádio Pulga. Quando a Pulga ia fazer 15 anos, ela decidiu documentar a data. Conseguiu uma câmera mini-DV emprestada e gravou várias entrevistas com antigos e novos membros da rádio. Um amigo da época disse que editaria, mas a deixou na mão e ela acabou editando da câmera para o VHS, filmando créditos desenhados à mão. Assim fez seu primeiro curta Feito a Mão, em 2005. Aí começou seu amor pelo cinema.

Nesse meio tempo, tinha ouvido falar bem da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Como já fazia graduação, buscava um curso livre e foi conversar com um amigo querido, Simplício Neto, que sugeriu um curso de edição, para que ao final do curso tivesse um ofício com o qual trabalhar e, claro, pagar as contas. Foi o melhor conselho que recebeu. Julia cursou Montagem e Edição de Imagem e Som na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e até hoje é apaixonada pela montagem. Para ela, o mais importante foi aprender a pensar o cinema através de sua prática, seja assistindo e debatendo filmes, seja produzindo. E acho que isso é um reflexo do investimento da Escola em contratar profissionais do mercado, que estão pensando e fazendo o cinema brasileiro, diz Julia.

Desde 2007, Julia montou documentários, entre os quais destaca Carioca Era Um Rio, Dona Joventina, Ameaçados e Pastor Cláudio.

Como montadora, desenvolve um trabalho continuado de parceria com povos indígenas, ministrando oficinas de audiovisual e editando filmes, como o premiado Urihi haromatimapë – curadores da terra-floresta (Morzaniel Iramari, 2013), entre muitos outros curtas, médias e longas-metragens.

Em 2019, finalizou o longa documentário Na Ilha, co-dirigido e co-editado com Vinicius Nascimento.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2019 :: Na Ilha (codir. Viní­cius Nascimento)
2005 :: Feito a Mão

:: Filmografia como Montadora ::

2019 :: Na Ilha (comot. Viní­cius Nascimento)
2013 :: Urihi haromatimapë – curadores da terra-floresta
2007 :: Carioca Era Um Rio
2007 :: Dona Joventina
2007 :: Ameaçados
2007 :: Pastor Cláudio

ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO. http://www.escoladarcyribeiro.org.br/julia-bernstein-montadora-da-geracaodarcy/

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Julia Bernstein. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/julia-bernstein/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Julia Bernstein

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.