fbpx

Juliana Rojas

Biografia

Juliana Rojas é uma cineasta e roteirista brasileira nascida na cidade de Campinas (SP). Se mudou para a capital para estudar cinema.

Desde 1999, início de carreira como cineasta, Juliana Rojas vem trabalhando com seu parceiro audiovisual Marco Dutra, que também fez o curso de Cinema na USP. Já produziram cinco curtas e exibiram seus trabalhos duas vezes no Festival de Cannes: o curta O Lençol Branco (em 2004) fez parte da seleção da Cinéfondation e Um Ramo (em 2007) passou na Semana da Crítica. Este último levou o Prêmio Descoberta, entregue ao melhor curta da seleção segundo o júri.

A dupla de diretores fazem parte do grupo Filmes do Caixote, formado por jovens realizadores de São Paulo e do Rio de Janeiro que produzem em constante colaboração.

Em 2011, estreiou seu primeiro filme de longa-metragem: Trabalhar Cansa. O filme, co-dirigido com Marco Dutra, foi selecionado em Cannes.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2017 :: As Boas Maneiras
2012 :: O Duplo
2011 :: Desassossego (Filme das Maravilhas) (codir. Helvécio Marins Jr., Clarissa Campolina, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Marco Dutra, Marina Meliande, Caetano Gotardo, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, Felipe Bragança e Karim Aïnouz)
2011 :: Pra eu dormir tranquilo
2011 :: Trabalhar Cansa
2009 :: As Sombras
2008 :: Vestida (HDV)
2007 :: Um Ramo
2006 :: A Criada da Condessa
(Mini-DV)
2005 :: Nenhuma Carta Para o Sr. Fernando (Video)
2003 :: O Lençol Branco

:: Filmografia como Roteirista ::

2017 :: As Boas Maneiras

:: Filmografia como Autora da Trilha Musical ::

2017 :: As Boas Maneiras

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

FILMEB. Juliana Rojas. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Juliana Rojas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/juliana-rojas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]