fbpx

Kadu Carneiro (1961-2005)

Biografia

Carlos Eduardo Carneiro, em arte conhecido como Kadu Carneiro, foi um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1961.

Começou sua carreira profissional no teatro, em peças como Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes; Rei Lear e Hamlet, ambas de Shakespeare, etc. Nesta última, viveu o Rei da França e contracenou com Paulo Autran.

Na TV, estreou em 1988 na minissérie Abolição, pela Globo, num pequeno papel de escravo. Na TV Manchete, atuou em Escrava Anastácia (1990), A História de Ana Raio e Zé Trovão e Rede de Intrigas (1991). No SBT, Sangue do meu Sangue (1995) e na Globo Força do Desejo, sua última novela.

No cinema, foi o protagonista de Cruz e Sousa, o Poeta do Desterro (2000), de Sylvio Back, e mais recentemente As Filhas do Vento (2004), de Joel Zito Araújo.

Faleceu em 20 de maio de 2005, aos 44 anos de idade no Rio de Janeiro, vítima de insuficiência respiratória.

Filmografia

1990 – Lambada, o Filme (Lambada) (Brasil/Itália)
2000 – Cruz e Souza, o Poeta do Desterro
2000 :: Cronicamente Inviável
2004 – As Filhas do Vento

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Kadu Carneiro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/kadu-carneiro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.