fbpx

Karine Teles

Biografia

FOTO Karine TelesKarine Teles é uma atriz, roteirista e produtora brasileira nascida na cidade de Petrópolis (RJ) em 16 de agosto de 1978. É a protagonista e roteirista do belíssimo e premiado Riscado, de Gustavo Pizzi.

Apesar de ter nascido em Petrópolis (RJ), seu início da carreira artística aconteceu em Maceió, capital de Alagoas, quando mudou-se para lá aos 14 anos. Lá, fez curso de teatro e estreia nos palcos em O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. Depois de três anos, retornou ao Rio de Janeiro, onde radicou-se na capital, fazendo a Faculdade de Teatro na UniRio e jamais abandona os palcos – são cerca de 35 espetáculos no currículo, entre eles uma parceria importante com a diretora Bia Lessa.

A estreia no cinema se dá em pequena participação em documentário de Sílvio Tendler, sobre o poeta Manuel Bandeira. Mas é o encontro com o cineasta Karim Ainouz que vai definir a carreira da atriz no cinema, quando se torna sua assistente pessoal durante o filme que marcou a estreia dele em longas: Madame Satã (2002), no qual ela também atua. E ainda porque Karim vai indicá-la para ser assistente do diretor americano Jonathan Nossiter. Depois, Karine atua no curta Jaz aqui jaz a liberdade (2005), de Diogo Ely, do Projeto 48, da TNT. O segundo longa é Pretérito perfeito (2007), dirigido por seu marido, o cineasta Gustavo Pizzi, documentário que conta com a participação de atores, filme que produziu e no qual também atuou. A atriz mostra seu trabalho também na série Vida de balconista (2009), da produtora Cavídeo, e atua em vários curtas.

Um episódio pessoal na vida de Karine Teles a inspira a escrever o roteiro de Riscado, dirigido por Gustavo Pizzi, e no qual é a protagonista. O ótimo filme conquista a crítica e o público, e recebe vários prêmios, como os de Melhor Direção, Roteiro e Atriz no Festival de Gramado e o APCA de Melhor Roteiro, além de ser premiado no Festival do Rio, no Festival de Sergipe e em Amsterdan. Em Riscado, ela é Bianca, uma atriz que tenta se manter com sua arte e faz bicos para sobreviver.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2019 :: Bacurau …. Forasteira de Moto
2017 :: Benzinho
2016 :: Fala Comigo
2015 :: Aspirantes
2014 :: Que horas ela volta?
2012 :: O homem móvel, curta, Ísio Guelman
2012 :: Feijoada completa, curta, Ângelo Defanti
2011 :: Riscado, Gustavo Pizzi – roteiro e atuação
2009 :: Vida de balconista, série da Cavídeo, de Cavi Borges
2007 :: Pretérito perfeito, Gustavo Pizzi – produção e atuação
2005 :: Aqui jaz a liberdade, Diogo Ely
2002 :: Madame Satã, Karim Ainouz

:: Filmografia como Roteirista ::

2017 :: Benzinho

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

3 comentários sobre “Karine Teles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.