fbpx

Kenoma (1998)

Sinopse

Jonas chega em Kenoma, um pequeno povoado que fica no “fim do mundo” e é habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Jonas permanece no local atraído pela jovem Tari. O modo de vida em Kenoma é primitivo. Entre os habitantes destaca-se Lineu, que se dedica há 20 anos à tarefa de, em um moinho abandonado, construir uma máquina capaz de produzir constantemente sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo. Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto-suficiente, Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos.

O filme é ambientado no sertão nordestino um pequeno povoado habitado por garimpeiros, trabalhadores rurais e comerciantes.

Elenco

José Dumont …. Lineu
Matheus Nachtergaele …. Pedro
Jonas Bloch …. Gerônimo
Mariana Lima …. Tari
Eliana Carneiro
Enrique Diaz …. Jonas

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Kenoma (1998) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Eliana Caffé
Roteiro: Eliana Caffé e Luis Alberto de Abreu
Produção: Alain Fresnot
Fotografia: Hugo Kovensky
Desenho de produção: Clóvis Bueno e Vera Hamburger
Figurino: Moacyr Gramacho
Montagem: Idê Lacreta
Música: Uakti
Estúdio: A.F. Cinema e Vídeo
Distribuição: Riofilme

Brasil | Drama | cor | 1998

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Kenoma. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/kenoma/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]