fbpx

Kim-Ir-Sem

Biografia

Kim-Ir-Sen Pires Leal, em arte mais conhecido como Kim-Ir-Sem, é um cineasta e diretor de fotografia nascido em Anápolis (GO) em 06 de Abril de 1951. É pós-graduado em Antropologia e Recursos Audiovisuais em Etnologia pela Universidade Católica de Goiás. Entre 1972 e 2009, foi professor de fotografia, no Colégio Pré-universitário de Brasília, Centro de Realização Criadora – CRESÇA (DF), SESC – Pompéia (SP), Faculdade Araguaia (GO) e na Faculdade Alfa (GO).

De 1980 a 1986 foi fotógrafo e editor de fotografia da RBT Revista Brasileira de Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Em 1980 funda a Ágil Fotojornalismo, agência de fotografia, onde fica até 1988, em 1982 faz ponta como ator no filme O Sonho Não Acabou, de Sérgio Rezende e em 1999 finaliza seu primeiro curta metragem em 16 mm: Santo Antonio do Olho D’Água, iniciado em 1972. Em 2001 finaliza seu documentário mais premiado, Passageiros da Segunda Classe, em parceria com Waldir de Pina, e Luiz E. Jorge, em 16 mm, iniciado em 1985. Em 2001, produz e dirige para televisão, o piloto de série Estórias do Cerrado, de cunho ecológico, para o público infantil, com bonecos e atores.

Em Goiânia, por dez anos (1997-2007) dirige a MidiaMix Imagem e Informática, sendo um de seus sócios fundadores; Fotógrafo especializado em antropologia visual e cine-foto documentarismo. Vive e trabalha entre Brasília, Goiânia e São Paulo, à frente de agências que foram referência no jornalismo investigativo no Brasil. Entre 1972 e 2010 é repórter freelancer das principais revistas e jornais do país, como: Revista Nova Escola (Abril), Folha de S. Paulo, Isto É, Marie Claire, Caras, Época, PEGN, Forbes, Globo Rural, Jornal Informática Hoje, Revista Best Seller’s, Anuário Informática Hoje, Guia do Fax, Correio Braziliense. Participa de 44 exposições coletivas e 17 individuais no Brasil e no exterior.

Ministrou palestras e conferências em diversas universidades brasileiras, em encontros e seminários. Recebeu 14 prêmios em cinema documental e experimental, e a Comenda do Mérito Cultural, na área do audiovisual-2007, entregue pelo Conselho Estadual de Cultura, Goiânia, em maio de 2008.

É curador dos acervos dos fotógrafos das agências Ágil Fotojornalismo, Ikso, Ikso/Reflexo, Verbimagem, MidiaMiX e Stokimage. Tem centenas de fotografias publicadas, principalmente em editoras didáticas e paradidáticas.

No cinema alternou-se como diretor e fotógrafo. Atualmente administra o site kimage, onde pretende disponibilizar toda sua obra, e de alguns amigos.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2007 :: Lamento (CM) (dir).
2004 :: Roque Pereira, Mobiliário Eco-sustentável (CM) (dir)
2001 :: Goiânia Conturbada (CM) (dir)
2001 :: Uma Nova Cidade (CM) (dir)
2000 :: Anhangá (MM) (dir)
1999 :: Santo Antonio do Olho D’Água (Curta Metragem/Documentário) (dir, fot)

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2007 :: Cine Goiânia (CM) (fot)
2005 :: Esse Menino é Meu Avô (CM) (fot.)
2001 :: Passageiros da Segunda Classe (CM) (co-fot. Waldir de Pina, e Luiz E. Jorge)
1999 :: Santo Antonio do Olho D’Água (Curta Metragem/Documentário) (dir, fot)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.