fbpx

Kleber Mendonça Filho

Biografia

Kleber Mendonça Filho é um cineasta, roteirista, produtor e crítico de cinema brasileiro nascido na cidade de Recife (PE).

Formado em Jornalismo pela UFPE, Kleber Mendonça Filho tem trabalho abrangente como crítico de cinema, tendo escrito para o Jornal do Commercio, Folha de S. Paulo e seu próprio site, o CinemaScópio. É programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e do Janela Internacional de Cinema do Recife.

Como cineasta e roteirista, seus filmes são A menina do algodão (2003), Vinil verde (2004), Eletrodoméstica (2005), Noite de sexta manhã de sábado (2006), Crítico (2008) e Recife Frio (2009), títulos que receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior, com seleções para festivais como Brasília, Gramado, Hamburgo, Karlovy Vary, Roterdã, Clermont-Ferrand, BAFICI e Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

O cine­asta per­nam­bu­cano, Kleber Mendonça Filho ainda é crí­tico regu­lar do Jornal do Commercio. Trabalha atualmente na divulgação do seu primeiro longa-metragem, O Som ao redor.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Bacurau
2012 :: O Som ao redor
2009 :: Recife Frio
2008 :: Crítico
2007 :: Noite de sexta manhã de sábado
2005 :: Eletrodoméstica
2004 :: Vinil verde
2002 :: A menina do algodão
1992 :: Homem de Projeção

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Kleber Mendonça Filho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/kleber-mendonca-filho/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.