fbpx

Lampião da Esquina (2016)

Trailer

Sinopse

Nos anos 1960, surgiu nos EUA o jornal Gay Sunshine, uma publicação voltada para o público homossexual. Em 1978, no Brasil, uma iniciativa similar foi criada: o polêmico Lampião da Esquina.

Entre 1978 e 1981, ainda em plena ditadura militar, um tablóide marcou época no Brasil na intersecção entre a imprensa alternativa e a militância LBGT. Chamava-se “O Lampião da Esquina”, teve menos de 40 edições, mas fez história na afirmação pública dos direitos à pluralidade das identidades sexuais no país.

A inspiração foi o semanário americano Gay Sunshine. Com redações e colaboradores divididos sobretudo no eixo Rio-SP, “Lampião” combinava em sua pauta reportagens, ensaios, notas e fotos dedicados ao universo gay.

Reconstituem-lhe a trajetória vários de seus principais redatores e editores, como João Silvério Trevisan, Glauco Mattoso e Celso Cury. Nenhum foi mais importante do que o repórter de formação e posterior novelista e romancista Aguinaldo Silva.

Seu minucioso depoimento ajuda a compreender as dificuldades cotidianas da empreitada: a luta contra a repressão institucional, a batalha contra o preconceito, as severas restrições financeiras, as tradicionais pendengas de redação. Por sua vez, entrevistas com Ney Matogrosso e Leci Brandão lançam luzes sobre o espírito da época e a contribuição pioneira do “Lampião”.

Em seu longa de estreia, Lívia Perez ajuda a recuperar um capítulo essencial da cultura LGBT no Brasil, ao qual se seguiriam outros marcos como as paradas de orgulho gay e um festival como o Mix Brasil. Num momento de restauração conservadora, não poderia ser mais oportuno.

Elenco

Ney Matogrosso
Leci Brandão
Aguinaldo Silva
Antônio Carlos Moreira
Celso Curi
Dolores Rodrigues
Edy Star
Glauco Mattoso
Laerte
João Carlos Rodrigues
João Silvério Trevisan
Luiz Carlos Lacerda
Peter Fry
Winston Leyland

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Lampião da Esquina (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lívia Perez e Noel Carvalho
Produção Executiva: Giovanni Francischelli
Fotografia: André Menezes e Felipe Vieira
Montagem: Henrique Cartaxo
Produção: Doctela
Coprodução: Canal Brasil

Bibliografia

Livros:

Internet:

É TUDO VERDADE. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/br/noticia/1707-ldquoLampiao-da-Esquinardquo–de-Livia-Perez
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Lampião da Esquina. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/lampiao-da-esquina/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Lampião da Esquina (2016)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.