fbpx

Leandro Firmino

Biografia

FOTO Leandro FirminoLeandro Firmino da Hora, em arte também conhecido como Leandro Firmino, é um ator brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no dia 23 de junho de 1978.

Em 2002, ele fazia curso para ser Sargento da Aeronáutica, quando um amigo o avisou sobre os testes para o filme Cidade de Deus. Aprovado, o pessoal da ONG Nós de Cinema e Fátima Toledo o preparam para encarnar o perigoso bandido Zé Pequeno, personagem pelo qual ficou mundialmente conhecido. A atuação lhe rendeu vários prêmios, inclusive o prêmio de Melhor Vilão, no Adoro Cinema 2002.

Na televisão, participou de séries como Cidade dos Homens, A Diarista (2004) e Carga Pesada, todas elas participações na Rede Globo. Também atuou na Rede TV na série Mano a Mano (2005), pela Rede TV e na novela Vidas Opostas, pela TV Record, no papel de Sovaco. Também teve a experiência de ser apresentador do reality show Projeto 48h, exibido pela TNT.

Estreou no teatro em 2002 na peça Woyzeck, o Brasileiro, a convite do ator Matheus Nachtergaele.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2016 :: O Roubo da Taça
2014 :: Júlio Sumiu
2012 :: Totalmente Inocentes …. Tranquilo
2011 :: As Aventuras de Agamenon, o Repórter
2011 :: No Olho da Rua
2007 :: O Homem que Desafiou o Diabo
2006 :: Trair e coçar, é só começar
2005 :: Cafundó
2003 :: O Corneteiro Lopes (CM)
2002 :: Cidade de Deus …. Zé Pequeno
2001 :: Palace II (CM)

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2012 :: Cidade de Deus – 10 Anos Depois
2005 :: Favela Rising (EUA/Brasil)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Leandro Firmino. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/leandro-firmino/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Leandro Firmino

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.