fbpx

Legalize Já – Amizade Nunca Morre (2017)

Sinopse

Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das bandas mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento transformador na vida de Marcelo – futuramente, conhecido como Marcelo D2 – e Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência, conquistando corações e mentes de toda uma geração.

Skunk é um rapaz engajado musical e politicamente, que busca se sustentar de música. Por outro lado, Marcelo é desacreditado com o seu próprio futuro. O longa-metragem aborda a amizade dos dois até a fundação do Planet Hemp. Dirigido por Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, a trama concorreu no Festival MIMO de Cinema 2018.

Além dos protagonistas, o elenco tem nomes como Stepan Nercessian, Rafaela Mandelli, Ernesto Alterio, Marina Provenzzano, Shirley Cruz e Paulete Maldonado. O projeto conta com o apoio de Marcelo D2 desde o início. Ele, inclusive, assina o argumento do filme junto do diretor Johnny Araújo e é um dos responsáveis pela trilha sonora.

A produção já conquistou o prêmio de Melhor Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além de ter participado do Festival do Rio 2017. Com roteiro de Felipe Braga, o drama tem produção da Academia de Filmes, distribuição da RioFilme e Imagem Filmes e coprodução do Telecine e da RioFilme.

Este filme foi realizado com recursos da SABESP – Programa de Fomento ao Cinema Paulista – e do Programa de Apoio à Cultura – Lei Estadual 12.268/06 – da Secretaria do Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo e com o apoio da Ancine, através do Prêmio Adicional de renda 2008.

Elenco

Renato Góes …. Marcelo
Ícaro Silva …. Skunk
Ernesto Alterio …. Brennand
Marina Provenzzano …. Sônia
Stepan Nercessian …. Dark (Pai de Marcelo)
Rafaela Mandelli …. Suzanna
Shirley Cruz …. Marli

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Legalize Já – Amizade Nunca Morre (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé
Roteiro: Felipe Braga
Produção: Paulo Roberto Schmidt
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: Marcelo Junqueira
Trilha Sonora: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2
Empresa Produtora: Academia de Filmes
Empresa Distribuidora: RioFilme | Imagem Filmes

Bibliografia

Livros:

Internet:

EXIBIDOR. Legalize Já. Disponível no endereço: http://www.exibidor.com.br/filme/10587/legalize-ja.html
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Legalize Já. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/legalize-ja/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Legalize Já – Amizade Nunca Morre (2017)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.