fbpx

Lei Rubem Braga

Histórico

arcelor_mittal.cdrPublicada pela primeira vez em 8 de junho de 1991, a Lei Rubem Braga, que em seu nome presta homenagem ao escritor capixaba Rubem Braga – um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos -, é um instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (ES).

Em 1991 o Município de Vitória (ES) sai na frente numa das maiores conquistas culturais do País. Passa a ser o segundo município do Brasil, junto com São Paulo, a ter uma Lei de Incentivo à Cultura.

Num período conturbado da política no Brasil, Era Collor, onde o então presidente estava acabando com quase todos os mecanismos culturais. nasce a Lei Rubem Braga a segunda Lei de Incentivo à Cultura do País. Sancionada no dia 05 de junho, a Lei Rubem Braga foi um divisor de águas na cultura do Espirito Santo e na Cidade de Vitória.

Sua importância sócio-cultural-política-econômica fez com que o acesso à cultura e o fazer das artes chegasse às todas as camadas sociais da Capital. A Lei Rubem Braga teve como objetivo principal pensar a cultura como mecanismo de inclusão social, criar acessibilidade para àqueles que não tinham acesso e gerar condições para elaborar produtos culturais.

Em 2013, o homenageado desta lei que completa 22 anos, o escritor Rubem Braga, um dos maiores cronistas do Brasil completaria 100 anos de existência.

Nos 22 anos de existência, a Lei Rubem Braga, como ficou conhecida, já apoiou centenas de projetos nas suas diversas áreas de atuação.

Pelo sucesso alcançado no incentivo à produção cultural no município de Vitória, a Lei Rubem Braga – uma das pioneiras em âmbito municipal – serviu de modelo para diversas outras leis de incentivo à cultura no Brasil.

Contato

Onde fica o Centro Cultural Carmélia
Endereço: Alameda Novo Império, s/n, Mário Cypreste, Vitória – ES.

Mais informações: (27) 3132-5292.

[email protected]

Onde fica a Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
Endereço: Rua 13 de Maio, 47, Centro, Vitória – ES.
CEP: 29.015-280

Mais informações: (27) 3132-5292, no horário comercial.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.