fbpx

Leo Ferreira

Biografia

Leonardo de Resende Ferreira, em arte mais conhecido como Leo Ferreira, é um diretor de fotografia brasileiro nascido em São Paulo (SP) em 14 de abril de 1974. Graduou-se em fotografia pelo Centro Acadêmico SENAC-SP.

Iniciou sua carreira no cinema como videoassistente no filme Os Matadores (1997), de Beto Brant. Na sequência, já como assistente de câmera nos longas Ação entre Amigos (1998), Kenoma (1998), Castelo Rá-Tim-Bum – o Filme (1999), Um Copo de Cólera (1999), Dois Córregos – Verdades Submersas no Tempo (1999); Oriundi, o Verdadeiro Amor é Imortal (2001). Estreia como diretor de fotografia no média Curra Urbana, direção de Tiago Mata Machado e rodado em Belo Horizonte. Atua também como fotógrafo para publicações da Editora Abril, Trip, Globo ,
etc, como fotografia industrial e, desde 2004, profissionalmente como diretor de fotografia em filmes publicitários, documentários e filmes de ficção.

Filmografia

Filmografia: 1998-Curra Urbana (MM); 2000- Quadrado de Joana; 2001-Esse Deserto (CM); 2004- Viva Cassiano (CM) (cofot. André Lavenére e Roger Madruga); 2007- Outono (CM); Aqui Favela, o Rap Representa; 2008-Dona Clotilde (CM); Fofo (CM); 2009- Caminho do Meio (CM); O Filme mais Violento do Mundo (CM); 2010-Um Sentido Bélico para Coisas Belas (CM).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/leo-ferreira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.