fbpx

Leo Matsuda

Biografia

Leonardo Matsuda, em arte mais conhecido como Leo Matsuda, é um cineasta, diretor de animação, animador, desenhista e roteirista brasileiro nascido em São Paulo no dia 22 de agosto de 1991. Estudou Design industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leo Matsuda é o primeiro brasileiro a dirigir um curta da maior fábrica de filmes do planeta, os Studios Disney.

Matsuda nasceu em São Paulo, cresceu em São José dos Campos e vive há oito anos em Los Angeles (EUA), em Venice Beach, para onde foi estudar Character animation no CalArts (California Institute of the Arts).

Antes de se estabelecer em Los Angeles, Leo Matsuda trabalhou com publicidade no Brasil. Até chegar aos estúdios Disney – que hoje tem sete brasileiros trabalhando lá -, ele trabalhou no departamento de desenvolvimento de personagens de Os Simpsons: O Filme (2007), na 20th Century Fox, e tinha sido artista júnior no trabalho da história de Rio (2011), nos estúdios BlueSky, além de ter estagiado na Pixar.

Leo Matsuda é o primeiro brasileiro a dirigir um curta da maior fábrica de filmes do planeta, os Studios Disney.

Com 6 minutos e 23 segundos, Inner Workings (Trabalho interno), que estreou no dia 05 de janeiro de 2017 no Brasil, abrindo as sessões para a superprodução Moana (2016), longa-metragem de animação da Disney.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2016 :: Inner Workings (Trabalho interno)
2014 :: Big Hero 6
2008 :: PreKissToric Times

:: Filmografia como Roteirista ::

2016 :: Inner Workings (Trabalho interno)

:: Filmografia como Animador ::

2016 :: Zootopia
2014 :: Big Hero 6
2012 :: Wreck-It Ralph
2007 :: The Simpsons Movie

Bibliografia

Internet:

LEO MATSUDA – TUMBLR. http://leomatsuda.tumblr.com/

GUIRRA, Luiz. Leo Matsuda diretor do curta ‘Trabalho Interno’ virá ao Brasil para o Festival Anima Mundi em São Paulo. Recanto Adormecido (24 de outubro de 2016). Disponível no endereço: http://recantoadormecido.com.br/2016/10/24/leo-matsuda-diretor-do-curta-trabalho-interno-vira-ao-brasil-para-o-festival-anima-mundi-em-sao-paulo/. Consultado em 31 de dezembro de 2016.

Medeiros, Jatobê. Leo Matsuda, o primeiro brasileiro a dirigir um curta da Disney. UOL (25 de outubro de 2016). Disponível no endereço: http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/25/leo-matsuda-o-primeiro-brasileiro-a-dirigir-um-curta-da-disney.htm. Acesso em: 13 de janeiro de 2017.

Curta de animação dirigido por brasileiro está na corrida para disputar o Oscar. DC (24 de novembro de 2016). Disponível no endereço: http://dc.clicrbs.com.br/sc/entretenimento/noticia/2016/11/curta-de-animacao-dirigido-por-brasileiro-esta-na-corrida-para-disputar-o-oscar-8471406.html. Consultado em 31 de dezembro de 2016.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.