fbpx

Leon Cakoff (1948-2011)

Biografia

Leon Cakoff, pseudônimo de Leon Chadarevian, foi um crítico de cinema descendente de armênios naturalizado brasileiro, pois nasceu na Síria, no dia 12 de junho de 1948.

Veio para o Brasil com a família quando tinha oito anos. Por problemas com o regime militar, devido à sua atuação política, adotou Cakoff como pseudônimo. Formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É casado com Renata de Almeida.

Dedicou-se ao cinema, inicialmente como crítico, e a partir de 1974 fez as programações cinematograficas do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em 1977 criou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para comemorar os 30 anos do MASP. Desde então, A mostra vem sendo editada todos os anos, independente do museu, desde 1984.

Em 2000, em sociedade com Adhemar Oliveira, formou a distribuidora Mais Filmes.

Em seus últimos anos apresentou o Mostra Internacional de Cinema na Cultura, junto com Renata de Almeida, trazendo diferentes convidados, que usa um chroma-key, que projeta cenas do filme que seria exibido a seguir na mesma sessão.

Produziu Volte sempre, Abbas (1999) – curta-metragem com co-direção de Renata de Almeida, um registro da visita do cineasta iraniano Abbas Kiarostami à mostra. Em Bem-vindo a São Paulo (2004) – organizou o longa-metragem que tem a participação de varios diretores que mostram a sua versão sobre a cidade.

Leon Cakoff faleceu no dia 14 de outubro de 2011 em decorrência de um melanoma.

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

BALLERINI, Franthiesco. Cinema Brasileiro no Século 21. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

Internet:

WIKIPEDIA.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Leon Cakoff (1948-2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.