fbpx

Leonora Amar (1926-2014)

Biografia

Leonora Amar foi uma atriz, cantora e produtora de cinema brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 01 de março de 1926.

Muito jovem inicia carreira de cantora, com pouco sucesso, nas Rádios Mayrink Veiga, Tupy e Nacional (do Rio de Janeiro).

Em 1943, foi para os EUA e passou a cantar em algumas casas noturnas de Los Angeles, logo fazendo sucesso como cantora da rede CBS.

Devido a sua beleza e talento, atraiu a atenção do produtor mexicano Raul de Anda, que a convidou para estrelar o filme El Desquite, resolvendo então morar no México.

O sucesso foi grande e logo foi considerada a Rainha de Acapulco. Veio a segunda fita, Bajo el Cielo de Sonora. Com êxito total em todos os filmes que fez, tornou-se celebridade nacional.

Nessa época, conheceu Miguel Alemán, futuro Presidente da República, com quem se casou e teve dois filhos. Leonora se torna uma das mulheres mais ricas do México quando resolveu retornar a Los Angeles, onde produziu e atuou em três filmes. Montou sua própria companhia, a Produções Sol, tendo como primeira película Curvas Peligrosas.

Fez no Brasil, em 1952, seu único filme, Veneno, ao lado de Anselmo Duarte, em produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Depois, radicou-se no Rio de Janeiro e passou a atuar no ramo de construção civil, tornando-se incorporadora imobiliária, sendo de sua propriedade vários prédios na cidade.

Uma das belezas mais estonteantes da história do cinema, morreu em 2014, no Rio de Janeiro, aos 87 anos de idade.

produtor Raul de Anda, que a convidou a participar do filme Desquite. Filmou no Brasil na Vera Cruz com Anselmo Duarte o filme Veneno. Ganhou, em 1955, o prêmio Globo de Ouro pela atuação e produção na categoria filme estrangeiro, com o filme Curvas Perigosas.

Filmografia

1947 – El Desquite (México)
1948 – Bajo el Cielo de Sonora (México); 1949 – Comisario en Turno (México); El Mago (México); Zorina (México)
1950 – Cuide a su Marido (México); Curvas Peligrosas (México)
1952 – Veneno (Brasil)
1953 – Captain Scarlett (EUA)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Leonora Amar. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/leonora-amar/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.