fbpx

Líbero Miguel (1932-1989)

Líbero Miguel Giachetta, em arte conhecido como Líbero Miguel, foi um cineasta, ator, dublador e diretor de tv brasileiro nascido em São Paulo (SP) no dia 04 de maio de 1932.

Atuou em rádio, cinema e dublagens, atividade à qual dedicou grande tempo de sua vida. O começo de sua profissão artística, pela qual demonstrou inclinação desde criança, foi na TV Tupi, a 1ª emissora a ser inaugurada na capital paulista, que Líbero Miguel participou como ator, da novela: O Pequeno Lorde, em 1957, na equipe de Tatiana Belinky e seu marido o doutor Júlio Gouveia. Logo depois, passou para a TV Paulista, a 2ª emissora paulista. E ali ele ficou vários anos. Como ator, fez em 1963: As Quatro Irmãs e A Loja das Antiguidades. E como diretor, que logo de começo também foi na emissora, fez em 1961: As Grandes Esperanças. Em 1963: A Loja das Antiguidades, onde era também ator. Em 64: Tortura D’Alma e Eu Amo Esse Homem. Em 65: Ilusões Perdidas e no mesmo ano ainda: Paixão de Outono.

Líbero Miguel foi também diretor de cinema. Dirigiu os filmes: Ipanema Toda Nua, em 1971, Regina e o Dragão de Ouro, em 1973, e Os Insaciados, em 1981.

Como dublador, fez várias vozes que marcaram para sempre a memória dos telespectadores. Atuou bastante nas dublagens dos desenhos animados: Pica-Pau, Pinóquio, entre outros. Fez também a voz de atores importantes, como: Henry Fonda, Peter Sellers, Gregory Peck, Robert Duvall, e vários outros. Na dublagem ele era também diretor, tendo trabalhado na Gravasom, na AIC-Arte Cinematográfica Industrial, na Álamo, criada pelo escocês Michael Stoll.

Faleceu em São Paulo, aos 57 anos, vítima de um aneurisma cerebral, no dia 28 de outubro de 1989. Deixou a esposa Enia, os filhos: Marcus, Mara, Maria Lidia, Marcia Lidia e vários netos.

Filmografia

1981 :: Os Insaciados
1981 :: Amélia, Mulher de Verdade
1974 :: Regina e o Dragão de Ouro
1972 :: Quando As Mulheres Paqueram
1971 :: Ipanema Toda Nua

Bibliografia

Internet:

CASA DA DUBLAGEM. Líbero Miguel. Disponível no endereço: http://casadadublagem10.blogspot.com/2019/03/libero-miguel.html
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Líbero Miguel. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/libero-miguel/
PÓS-TV. Líbero Miguel. Disponível no endereço: http://www.museudatv.com.br/biografia/libero-miguel/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.