fbpx

Lili – A Estrela do Crime (1989)

Sinopse

POSTER Lili a estrela do crimeDepois da morte do marido, Elisa do Nascimento recebe a inusitada visita de Guerreiro, assaltante de bancos e pede para se juntar ao bando de criminosos que ele lidera. Em pouco tempo se transforma em Lili Carabina, anti-heroína que subverte a ordem e passa a ser reconhecida como inimiga pública número um. Extravagante como seus golpes, Lili passa a ser admirada por sua coragem de jogar cada vez mais alto e por seus planos, a mulher dos mil disfarces, e passa a tramar os golpes, cada vez mais ousados. Ganha a admiração dos colegas e a atenção das autoridades: se torna a inimiga pública número um. Em pouco tempo, se torna amante de Guerreiro, bandido de verdade, e os dois passam a dividir o “sucesso”. A realidade de Lili é carnavalizada e a heroína vive uma alegoria com suas perucas, pinturas, fantasias. Cada assalto mostra uma nova performance e essa preocupação com os mínimos detalhes faz de Lili a melhor, a estrela do crime. Com a prisão de Guerreiro, Lili passa a liderar a gangue e se torna uma personagem pública. Chega às manchetes dos jornais, à televisão, ao mundo da fama.

O roteiro é baseado no livro Lili Carabina, de Aguinaldo Silva e a música da trilha sonora Sexo e Dólares foi composta especialmente para o filme por Paula Toller e depois, em 1989, gravada pelo Kid Abelha.

Elenco

Betty Faria …. Elisa Nascimento
Reginaldo Faria …. Delegado Renato
Patrícia Travassos
João Signorelli
Mário Gomes …. Guerreiro
Colé Santana
Júlio Levy
Miquimba

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Lili – A Estrela do Crime (1989) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lui Farias
Roteiro: Lui Farias, Vicente Pereira
Estória Baseada no livro Lili Carabina, de Aguinaldo Silva
Produção: Mariza Leão e Paulo César Ferreira
Direção de produção: Paulo Fernando Pijnappel
Direção de fotografia: Antônio Luiz Mendes
Fotografia de cena: Giselli Chamma
Montagem: Maurício Farias
Direção de Arte: Gringo Cardia e Luiz Stein
Figurinos: Carlos Prieto
Cenografia: Gringo Cardia e Luiz Stein
Maquiagem: Carlos Prieto
Música: Ary Sperling
Música-tema: Kid Abelha
Produção musical: Max Pierre
Companhias Produtoras: Cininvest | Multiplic
Companhia Produtora Associada: Morena Filmes
Companhia Distribuidora: UIP – United International Pictures

Dados adicionais de música:

Música de: Rita Lee;
Música de: Lobão;
Música de: Paralamas do Sucesso

Locação: Morro Santa Marta, Rio de Janeiro (RJ); Roma (Itália)

Brasil | Cor | 35mm | 1987

Bibliografia

Fontes utilizadas:
CB/FIBRA
Concine/RA89
Producine, 02.1990
FGR/17
FBR/30ACF
Jornal do Brasil, 07.02.1988, Suplemento de Domingo, p. 9
O Globo, 05.02.1988, Segundo Caderno, p. 3; 08.03.1988, Segundo Caderno, p. 3
ALSN/DFB-LM

Livros:

SILVA, Aguinaldo. Lili Carabina. : , .

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Lili – A Estrela do Crime. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/lili-a-estrela-do-crime/

Observações:
O Globo de 08.03.1988 informa que a Telemontecarlo, (“emissora da Rede Globo sediada em Mônaco que transmite para a Itália”), participou da produção do filme, principalmente da fase final, realizada em Roma. Em seu número de 05.02.1988, o jornal informa que Lili Carabina é uma história policial de Aguinaldo Silva e um episódio da série Plantão de Polícia, da TV Globo, que está sendo transportada para o cinema.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Lili – A Estrela do Crime (1989)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.