fbpx

Lina Chamie

Biografia

Lina Chamie é uma cineasta e roteirista brasileira.

Trabalhou durante mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque, onde se graduou e obteve seu mestrado. Dirigiu vários vídeos e o premiado curta-metragem Eu Sei Que Você Sabe.

Tônica dominante é seu longa-metragem de estréia, que recebeu entre outros prêmios o Kodak Vision Award – WIF – Los Angeles; e o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Fotografia em 2001.

Seu segundo longa metragem foi A Via Láctea, uma história urbana pelas ruas engarrafadas de São Paulo no rush-hour. O filme é protagonizado por Marco Ricca e Alice Braga.

Seu roteiro de A Via Láctea foi premiado na Espanha em 2003 tendo participado do Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos em Madrid. Filmado no final de 2005, o primeiro corte de A Via Láctea recebeu o prêmio Casa de América no Cine en Construccíon no Festival Internacional de San Sebastían, Espanha 2006.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2019 :: Santos de Todos os Gols
2016 :: Dorina – Olhar para o Mundo
2013 :: Os Amigos
2013 :: São Silvestre
2012 :: Santos – 100 anos de futebol arte
2007 :: A Via Láctea
2000 :: Tônica dominante
1999 :: Eu Sei Que Você Sabe

:: Filmografia como Roteirista ::

2013 :: Os Amigos

Bibliografia

Internet:

GIRAFA FILMES. http://www.girafafilmes.com.br/sobrelinachamie/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Lina Chamie

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.