fbpx

LIVRO – A ditadura envergonhada

Sinopse

LIVRO - A ditadura envergonhadabotao_comprarPor falar em arrepios, os protestos e panelaços dos últimos dias foram pontuados pelo surgimento de uma ou outra pessoa saudosa da ditadura militar. É verdade que a memória é seletiva e nostalgia tem um impacto estranho na nossa percepção de passado. Durante três décadas, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos e fez uma exaustiva pesquisa sobre o governo militar no Brasil. O resultado foi um conjunto de quatro volumes que compõe uma obra sobre a história recente do país. O primeiro deles, A ditadura envergonhada, é a singela história dos primeiros anos após o golpe de 1964, quando os militares ainda estavam tímidos no emprego da palavra “ditadura” como seu modelo administrativo. Com a invenção do AI-5 em 1968, eles pensaram: gente, pra que fingir, né?.

Os outros títulos da coleção são: A ditadura escancarada, A ditadura derrotada e A ditadura encurralada. Em todos eles estão os top hits do regime, como os relatos de tortura e a violência como forma de réplica política. Além de uma leitura envolvente e esclarecedora, é um ótimo presente para aquele seu tio que adora fazer discurso sobre os bons tempos na mesa de domingo.

Dados Técnicos

Título: A ditadura derrotada
Coleção: Arquivos da Ditadura
Autor: Elio Gaspari
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2014
Encadernação: | cm x cm | 432 páginas
ISBN: 978-85-8057-397-8

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.