fbpx

LIVRO – As Américas e a Civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos (Ed. 2007)

Sinopse

Já no prefácio de As Américas e a civilização — que integra a Coleção Estudos de Antropologia da Civilização, obra seminal de Darcy Ribeiro — o autor rejeita tanto as interpretações tradicionais das Américas quanto os dogmas marxistas que revaleciamnos anos… e busca um corpo teórico novo, capaz de dar conta das complexidades dos povos e do processo civilizatório nas Américas. A novidade surge na conceituação então proposta por ele, dividindo os povos americanos em três: Novos-Testemunho, sobreviventes dos grandes impérios précolombianos; Povos Novos, produto da mistura racial e cultural entre colonizador, nativo e escravo; e Povos Transplantados, que mantêm as matrizes racial e cultural da metrópole. À essa nova conceituação Darcy alia o conceito de espoliação, que permeia todo o livro e explica a cisão entre países ricos e países pobres.

Como antropólogo engajado, Darcy Ribeiro não se contenta, entretanto, em entender processos e identificar problemas. Ele também aponta possíveis caminhos para escapar do subdesenvolvimento.

Dados Técnicos

Título: As Américas e a Civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos
Autor: Darcy Ribeiro
Editora: Compnhia das Letras
Ano da Edição: 2007
Encadernação: Brochura | 23 cm x 16 cm | 528 páginas
ISBN: 9788535909678

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.