fbpx

LIVRO – Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais

Sinopse

O livro Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais traz textos analíticos sobre as principais animações produzidas no país, escritos por mais de 100 críticos, professores e estudiosos da técnica.

Produzido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Canal Brasil e Grupo Editorial Letramento, para comemorar os 100 anos da animação nacional, o livro conta também com 20 artigos históricos que registram os principais movimentos e personagens de sua trajetória.

Além de aproximar a crítica da animação, estamos preenchendo com este livro uma lacuna histórica, em que várias animações importantes estão ganhando o seu primeiro texto crítico, observa Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine.

Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o volume é voltado para estudiosos e alunos de animação, além de interessados em conhecer o desenvolvimento da técnica no Brasil, ainda pouco abordado na literatura. E faz parte da Coleção 100 Melhores, editado pela Abraccine em parceria com o Canal Brasil.

Com a parceria da Klaxon e patrocínio do Ministério da Cultura, através do edital nº 11 da Ancine, FSA e BRDE, a publicação tem formato de luxo, fartamente ilustrada e cerca de 400 páginas. O livro fez parte da comemoração à animação brasileira que aconteceu no Festival de Annecy, na França, e o primeiro lançamento no Brasil acontece agora durante o Anima Mundi.

O livro foi lançado no dia 24 de julho de 2018, dentro da programação do Anima Mundi 2018, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

Dados Técnicos

Título: 100 Melhores Filmes Brasileiros
Autor: Paulo Henrique Silva (Org.) e Gabriel Carneiro (Org.)
Editora: Editora Letramento | Abraccine | Canal Brasil
Ano da Edição: 2018
Encadernação: Capa Dura | 17,2 cm x 24,4 cm x 2,6 cm | 400 páginas
ISBN: 978-8595300835

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.