fbpx

LIVRO – As Paixões na Narrativa: a Construção do Roteiro de Cinema

Sinopse

Em As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema, Hermes Leal oferece uma nova teoria para o roteiro cinematográfico em continuidade a um pensamento originado em A.J. Greimas. A partir da semiótica das paixões, o livro amplia o escopo da teoria da narrativa da atualidade, proposta, principalmente, por Robert McKee e Syd Field, unindo-a a conceitos psicanalíticos e filosóficos como sujeito e ser. Conforma, assim, uma abordagem da narrativa baseada na passionalidade da personagem, em vez de em suas ações – o que é propício à sua potencialização, ou seja, à realização de um filme que alcance os objetivos ficcionais e emocionais, capaz de sensibilizar o espectador.

Este título que a editora Perspectiva publica na sua Coleção Estudos procura, assim, solucionar o problema da superficialidade dos roteiros cinematográficos calcados tão somente nas ações e peripécias. Demonstrando sua aplicabilidade em películas como Central do Brasil, de Walter Salles, e Estômago, de Marcos Jorge, escrutinadas em detalhe, As Paixões na Narrativa nos provê um modelo teórico apto a ser utilizado na construção de qualquer obra fílmica para expressar a autêntica linguagem cinematográfica.

Dados Técnicos

Título: As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema
Coleção: Estudos
Autor: Hermes Leal
Editora: Perspectiva
Ano da Edição: 2017
Encadernação: Brochura | 22,4 cm x 12,6 cm | 152 páginas
ISBN: 978-8527311106

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.