fbpx

LIVRO – Brasil em tela: cinema e poéticas do social

Sinopse

Seja na compreensão da atualidade da produção audiovisual no Brasil, seja como estudo do cinema brasileiro pós-retomada, seja no próprio entendimento do imaginário construído e revelado pelas lentes dos nossos cineastas, este livro, que não é simplesmente um conjunto de ensaios reunidos em torno de um tema comum, mas um marco delimitador na compreensão subjetiva do Brasil e do brasileiro, trata de uma geografia do imaginário nacional contemporâneo.

Trata-se de um divisor de águas para a identidade imagética recente de nosso país, mas também é um apanhado de quem são os nossos heróis modernos, os temas conflituosos que os arremessam à vida e os mitotemas que permeiam a construção das narrativas e dos personagens.

Justamente por assumir a difícil missão de objetivar as múltiplas e complexas representações do Brasil, este livro torna-se imprescindível por revelar o momento atual do cinema brasileiro, que está, diga-se, completamente cindido entre a estética da violência e a estética da delicadeza.
A primeira estética é bem representada por filmes como Tropa de Elite, Carandiru, Cidade de Deus e Amarelo Manga; a segunda estética retratada por O Ano em que Meus País Saíram de Férias, Cinema, Aspirinas e Urubus e este Santiago. Nestes cinco ensaios que o compõem, vemos um vigoroso encontro entre o pensamento comunicacional, a antropologia e o cinema como poucas vezes a literatura acadêmica em Ciências Sociais conheceu. Brasil em Tela inaugura a série Imagem-Tempo que a Sulina traz aos leitores em seu mais novo projeto editorial.

Autor

Alex Galeno é doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN. Temas que tem trabalhado: Cultura e Comunicação; Política e Subjetividade; Arte e Complexidade. É organizador, em parceria, dos seguintes livros: Geografia, Ciência do Complexus – Ensaios transdisciplinares (Sulina, 2004); Complexidade à flor da pele ― Ensaios sobre ciência, cultura e comunicação (Cortez Editora, 2003) e Jornalismo e Literatura ― A sedução da palavra (Escrituras, 2002).

Dados Técnicos

Título: Brasil em tela: cinema e poéticas do social
Coleção: Série Imagem-Tempo
Autor: Alex Galeno
Editora: Sulina
Ano da Edição: 2008
Formato: 14 x 21 cm Nº de Pag.: 143
ISBN: 978-85-205-0506-9

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Brasil em tela: cinema e poéticas do social

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.