fbpx

LIVRO – Brasil–México: Aproximações cinematográficas

Sinopse

Estudos comparados sobre cinema latino-americano são raros, especialmente no Brasil. Mas acaba de ser lançada por aqui uma compilação de artigos que tece relações entre o cinema brasileiro e o mexicano – dois dos maiores representantes do que seria uma indústria cinematográfica latino-americana.

Publicado pela editora da Universidade Federal Fluminense, o livro Brasil–México: Aproximações cinematográficas (207 páginas) traz os estudos desenvolvidos na disciplina Cinema latino-americano, ministrada no curso de cinema e audiovisual da universidade. São 11 os autores dos textos, todos pesquisadores de cinema latino. Entre eles, estão Tunico Amancio, acadêmico formado pela Universidade de São Paulo, e Marina Cavalcanti Tedesco, cineasta e professora da UFF, também organizadores da publicação.

A primeira parte do livro fala de coincidências e diferenças de ambas produções audiovisuais. Já na segunda parte, surgem reflexões sobre história do cinema mexicano, além de gêneros narrativos, transformações temáticas ao longo do tempo e estudos de realizadores e filmes.

O lançamento de Brasil–México: Aproximações cinematográficas aconteceu no marco do lançamento da PRALA (Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano), fundada em agosto de 2010 e coordenada pelo professor Fabián Nuñez, da UFF. A finalidade é incentivar, promover, coordenar e realizar ações de caráter interdisciplinar que estimulem a reflexão em torno da produção audiovisual da América Latina.

Dados Técnicos

Título: Brasil–México: Aproximações cinematográficas
Autores: Tunico Amancio e Marina Cavalcanti Tedesco
Editora: EDUFF
Encadernação: Brochura | cm x cm | 207 páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]ail.com

2 comentários sobre “LIVRO – Brasil–México: Aproximações cinematográficas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.