fbpx

LIVRO – Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi

Sinopse

O livro Caipira sim, Trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi aborda os inúmeros estereótipos agregados à imagem do caipira, personagem presente principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a partir do ponto de vista apresentado nos filmes de Mazzaropi, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).

Caipira sim, Trouxa não entende e justifica a importância de Mazzaropi, de sua obra e dos caipiras, levando em consideração que um registro fílmico é uma problematização da realidade, não necessariamente um recorte fiel da História. O caipira construído por Mazzaropi em seus filmes é bem diferente daquele construído por Monteiro Lobato, que atribuía a personagens caipiras a imagem de ignorantes, preguiçosos e bobos. Mazzaropi, nadando contra a corrente, capturou as contradições existentes nas relações entre a cidade e o campo, revelando, sobretudo, outro lado do espírito paulista, mostrando o cotidiano daqueles que iam contra os valores dominantes.

Com a intenção de divertir o público, Mazzaropi era um cineasta completo, que investiu tudo em suas obras. Escrevia roteiros, dirigia seus filmes, produzia cenários, músicas e também atuava. Lotava as salas de cinema e foi responsável por lançar atores e músicos como, por exemplo, Tarcísio Meira. Vindo do interior paulista, do seio da comunidade caipira, Mazzaropi teve de romper preconceitos e superar dificuldades para chegar ao lugar que chegou, tornando-se um dos mais bem sucedidos cineastas de sua época.

Dados Técnicos

TÍTULO: Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi
AUTOR: Soleni Biscouto Fressato
Editora: EDUFBA
ANO DE EDIÇÃO: 2011
ENCADERNAÇÃO: Brochura | 17cm x 24cm | 364 Páginas
ISBN: 9788523207991

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

5 comentários sobre “LIVRO – Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.