fbpx

LIVRO – Canal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática

Sinopse

LIVRO - Canal 100botao_comprarCanal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática é um livro que perpetua toda a magia e encantamento do Canal 100, cinejornal criado em 1959, por Carlos Niemeyer (1920-1999).

Um projeto de Claudia Pinheiro da DoisUm Produções, com curadoria de Carla Niemeyer, o livro traz imagens geniais, com tomadas espetaculares e enquadramentos ousados, feitas pela equipe montada por Carlos Niemeyer. Uma equipe de craques como Francisco(Chico) Torturra, Liercy Oliveira e João Rocha, entre tantos outros.

O Canal 100 foi essencial para a construção de uma nova linguagem no modo de filmar o futebol, aprofundando a relação futebol-arte. A história do cine jornalismo no Brasil se divide em antes e depois do Canal 100, afirma Carlos Leonam, editor-chefe do cinejornal. O olhar das organizadoras Claudia Pinheiro e Carla Niemeyer do livro não privilegia times ou jogadores, mas sim a imagem como arte. Os mais de 600 frames evidenciam o trabalho inusitado desenvolvido pela equipe do Canal 100 na época.

São sete capítulos mostrando as Copas de 1966, 1970, 1974 e 1982. Além disso, apresenta fotogramas dos clássicos Fla x Flu, times que eram a base da seleção brasileira e Botafogo x Santos, apelidado de clássico dos craques, onde Pelé e Garrincha eram rivais. No capítulo Atualidades, estão as imagens que na época, mostraram ao espectador brasileiro os mais importantes acontecimentos mundiais. O livro vem com um bônus: um DVD de 41 minutos com 10 matérias do cinejornal.

Ou seja, a intenção deste livro é demonstrar o quanto de beleza e expressão artística reside na fotografia do Canal 100.

A edição do livro tem patrocínio da Taesa – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A..

Dados Técnicos

LIVRO - Canal 100botao_comprarTítulo: Canal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática
Autores: Claudia Pinheiro e Carla Niemeyer
Editora: DoisUm Produções
Idioma: Português
Encadernação: Capa-dura | Formato: 30,5 cm x 30,5 cm | 288 páginas
Ano de edição: 2014
ISBN: 9788565655033

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Canal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.