fbpx

LIVRO – Chica Xavier: Mãe do Brasil

Sinopse

Biografia da atriz Chica Xavier, nascida em Salvador, mas que adotouo o Rio de Janeiro desde 1953. São 57 anos de vida artística dedicadas ao teatro, ao cinema e, principalmente, à TV. A artista fez parte de momentos memoráveis da história cultural e educacional do Rio de Janeiro. Precursora e símbolo de gerações de atrizes e atores negros, recebeu o Troféu Palmares concedido pelo MINc, em 2010, através da Fundação Cultural Palmares, pelo importante trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira.

Fez parte do elenco do Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno. Estreou como atriz, em 1956, no Theatro Municipal, na lendária montagem de Orfeu da Conceição, que marcou o início da parceria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, com cenários de Oscar Niemeyer.

No cinema, marcou sua passagem no clássico O assalto ao trem pagador. Sua participação mais recente nas telas foi em 2010 em Nosso lar. Funcionária pública exemplar trabalhou em importantes instituições promotoras da educação brasileira. O INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), idealizado pelo seu padrinho, o educador Anísio Teixeira. O CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais), dirigido por Darcy Ribeiro. Trabalhou, também, no CLAPCS (Centro Latino Americano de Pesquisas em Ciências Sociais) dirigido por Manuel Diegues Jr..

Presença marcante nas telenovelas da TV Globo onde interpretou mais de 50 personagens: A cabana do pai Tomás (1969), Dancin Days (1978), Sinhá Moça (1986), Força de um desejo (1999), A lua me disse (2005). Seu trabalho na minissérie Tenda dos Milagres, como Magé Bassã, é um marco da dramaturgia televisiva.

Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs para louvar seus santos de fé: Chica Xavier canta sua prosa (da Topbooks). As ilustrações são de sua filha Izabela, a artista plástica Bela d´Oxóssi e o prefácio do amigo e filho do coração Miguel Falabella.

Chica Xavier teve a sua trajetória artística preservada no Centro Cultural Atriz Chica Xavier, localizado na Rua Uranus, 1663, em Ramos, (vizinho do Cacique de Ramos) onde funciona o Instituto No Palco da Vida, um pólo de cultura idealizado pelo ator e diretor Wal Schneider.

Dados Técnicos

Título: Chica Xavier: Mãe do Brasil
Autora: Teresa Montero
Editora: Eldorado
Ano da Edição: 2013
Encadernação: Brochura | 14 cm x 21 cm | 179 páginas
ISBN: 9788585617165

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Chica Xavier: Mãe do Brasil

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.