fbpx

LIVRO – Cinema Doméstico Brasileiro (1920-1965)

Sinopse

O livro Cinema Doméstico Brasileiro (1920-1965), escrito por Thais Continentino Blank, desenvolveu-se em duas vertentes, tendo como foco de estudo um corpus constituído por filmes caseiros produzidos por cinco famílias.

Na primeira vertente, a autora se debruça sobre a origem e o desenvolvimento da prática do cinema doméstico a partir dos anos 1920, no Brasil. Para este estudo, baseia-se na análise das disputas comerciais que marcaram a entrada no mercado dos equipamentos voltados exclusivamente para uso caseiro; nas publicações dos anos 1920 e 1930 dirigidas ao público amador e na recuperação do contexto de produção das imagens que formam o corpus.

Na segunda vertente, acompanha o percurso migratório dos filmes domésticos, seu ingresso nas cinematecas e sua retomada em documentários contemporâneos. Interroga as estratégias empregadas na incorporação de registros familiares em centros de preservação de documentos audiovisuais e os diferentes gestos de reapropriação e ressignificação por parte de artistas que os retomaram em suas obras.

Dados Técnicos

Título: Cinema Doméstico Brasileiro (1920-1965)
Autora: Thais Continentino Blank
Editora: Appris
Ano da Edição: 2020
Encadernação: Brochura | 23 cm x 16 cm | 241 páginas
ISBN: 9786586034523

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.