fbpx

LIVRO – Cinemas em Redes: Tecnologia, Estética e Política na Era Digital

Sinopse

Cinemas em redes é uma expressão definidora de um conjunto de mudanças significativas no âmbito da imagem em movimento. A partir da realização e teorização pelo cinema, investe-se nas conexões e relações entre tecnologia, estética, política e sociedade e as novas mídias. Assim, a ideia de redes sobrepõe-se a certa paranoia pós-digital de que o império do virtual e da simulação suplantaria o real. Vale destacar que essas mudanças atingem toda a cadeia produtiva do cinema e do audiovisual e postulam novos agenciamentos, contemplando as produções robustas e onerosas da grande indústria; a produção independente; alcançam uma forte produção ligada às galerias, exposições e artes visuais, e incluem as formas de produção vinculadas aos movimentos sociais e à educação.

O conjunto de textos reunidos nesse livro confirma a amplitude de práticas e realizações, bem como apresenta um extenso leque de abordagens em suas referências ao cinema e ao audiovisual, pré-digital e pós-digital. As questões autorais, coletivas e comunitárias; as identidades, identificações e os processos cognitivos e subjetivos são postos em perspectiva, articulados em um debate horizontalizado e descentralizado sobre o audiovisual.

Essa publicação é decorrente do XIX Encontro Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), ocorrido em 2015 no Instituto de Artes da Unicamp, em Campinas (SP).

Dados Técnicos

Título: Cinemas em Redes: Tecnologia, Estética e Política na Era Digital
Coleção: Série de Estudos Socine
Autor: Gilberto Alexandre Sobrinho (Org.)
Editora: Papirus
Ano da Edição: 2016
Encadernação: Brochura | 22,8 cm x 15,4 cm | 160 páginas
ISBN: 978-8544902097

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.