fbpx

LIVRO – Economia da cultura e cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul

Sinopse

Economia da cultura e cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul é um livro de Leandro Valiati.

A Economia da Cultura, no cenário atual, tem condições de assumir o papel de um efetivo instrumento para compreensão plena das cadeias produtivas de bens culturais. Particularmente, se ela se constituir em uma ponte entre o pensamento acadêmico e o mundo da prática. O objetivo deste livro é contribuir para desenvolver este instrumento, convertendo conhecimento acadêmico em tecnologias exploratórias do mercado de cinema. A partir da exploração da base de dados existente e submetidos a suas limitações, este livro pretende construir um mecanismo de análise amplo e que permita compreender a real conjuntura econômica do mercado de cinema, tendo como caso prático de análise o estado do Rio Grande do Sul, por meio do levantamento de três grupos de informações, correspondentes a eixos da cadeia produtiva: análise sob a óptica da oferta; análise sob a óptica da demanda; análise do mercado de trabalho.

Este livro foi um dos vencedores do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010) e compõe o Volume VI a Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira.

Sumário

Prefácio: Gustavo Dahl
Introdução: Cinema e indicadores no contexto da Economia da Cultura
Preâmbulo: A Economia da Cultura e o cinema no Brasil: notas teóricas
A óptica da produção e o mapa do subsídio público à indústria cinematográfica
1. Análise do incentivo estadual
2. Análise do incentivo federal
3. Análise dos rendimentos

A óptica da demanda e o mercado gaúcho de exibição cinematográfica
1. A situação da demanda cinematográfica nacional no que diz respeito à exibição (2000-2007)
2. Dados históricos do mercado de exibição cinematográfica para o Rio Grande do Sul
3. Dados históricos do mercado de exibição cinematográfica para Porto Alegre
4. Conjuntura dos municípios gaúchos dotados de salas de cinema (2006-2007)
3. Considerações sobre o mercado de trabalho na área cinematográfica do Rio Grande do Sul

:: Compre agora o seu exemplar

Autor

Leandro Valiati nasceu em 1980, na encosta da serra gaúcha, e foi criado às margens do rio Araguaia. Formou-se em Economia pela UFRGS. Fez mestrado em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura no contexto da Economia Urbana no PROPUR-UFRGS e doutorado em Economia do Desenvolvimento no PPGE-UFRGS.

Professor e pesquisador de Economia da Cultura em diversas instituições em âmbito nacional e internacional, Leandro Valiati tem se especializado na construção de indicadores de avaliação sócio-econômica de políticas, programas e cadeias produtivas de Economia da Cultura. É organizador e autor do livro Economia da Cultura: bem-estar econômico e evolução cultural.

Realizou pesquisa independente, Mercado de Cinema Gaúcho: Indicadores e Tendências, sobre o mercado cinematográfico gaúcho, que representa segmento de relevância para a economia local, tendo em vista os impactos para a economia como um todo. Nela, Leandro Valiati apresenta uma breve análise de três aspectos que justificam essa afirmação: o mercado de trabalho, a produção e seus efeitos multiplicadores e o mercado de exibição.

Deste trabalho de pesquisa, Leandro Valiati foi premiado pelo Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, em sua edição 2009-2010, e lançou em 2010 o livro Economia da cultura e cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul compondo a Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira editada pela Editora Terceiro Nome.

Dados Técnicos

Título: Economia da cultura e cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul
Coleção: Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira (Volume VI)
Autor: Leandro Valiati
Editora: Editora Terceiro Nome
Especificações: Brochura | Dimensões 16 cm x 23 cm | 112 páginas
Projeto Gráfico: Silvana Panzoldo
ISBN: 978-85-7816-067-8

Coleção

:: Conheça também os outros livros da mesma Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira ::

:: SILVA, Hadija Chalupe da. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010.

:: TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908). São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010.

Outros Livros da Editora

:: Conheça também os outros livros da mesma Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira ::

:: SILVA, Hadija Chalupe da. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010.

:: TRUSZ, Alice Dubina. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908). São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.