fbpx

LIVRO – Ela é Carioca: uma enciclopédia de Ipanema

Sinopse

O dono e os frequentadores de um bar em Ipanema fincaram na calçada a seguinte placa de trânsito: CUIDADO – TRAVESSIA DE BÊBADOS. E Tom Jobim dizia que o Brasil não seria feliz enquanto todos não pudessem morar em Ipanema. Ruy Castro, dono do que se conhece como humor tipicamente carioca, montou esta enciclopédia com 231 perfis de pessoas, lugares e instituições que explicam como e por que Ipanema fez escola e entrou para a história. Cada perfil é uma leitura completa e representa um pouco do mito que Ipanema se tornou.

Ruy Castro mostra que o mito tem razão de ser. Nessa estreita faixa de terra do litoral carioca “produziu-se a maior quantidade de cronistas, poetas, romancistas, designers, arquitetos, cartunistas, artistas plásticos, compositores, cantores, jornalistas, fotógrafos, cineastas, dramaturgos, roteiristas, cenógrafos, figurinistas, atores, diretores de TV, modelos, estilistas de moda e esportistas de que se tem notícia no Brasil”. Pelo de menos de 1910 a 1970, essa “província de cosmopolitas” influiu decisivamente na cultura brasileira, mas foi nos anos 50 e 60 que brotou a “República de Ipanema”. Muitos de seus habitantes ou frequentadores tornaram-se estrelas reconhecidas em todo o Brasil. A fama do bairro, entretanto, não veio apenas deles. Veio de um fascinante clima cultural alimentado por homens e mulheres, jovens e velhos, pescadores e boêmios quase anônimos. Dessa mistura nasceu o mito que Ruy Castro descreve em Ela é carioca.

Dados Técnicos


Título: Ela é Carioca: uma enciclopédia de Ipanema
Autor: Ruy Castro
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 1999
Encadernação: Brochura | 22,6 cm x 15,6 cm | 472 páginas
ISBN: 85-7164-953-7

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “LIVRO – Ela é Carioca: uma enciclopédia de Ipanema

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.