fbpx

LIVRO – Feliz Natal

Sinopse

Roteiro do filme Feliz Natal, escrito por Selton Mello e Marcelo Vindicatto. Trata-se de um drama fascinante e surpreendente, sobre um homem, Caio (Leonardo Medeiros), que trabalha num ferro-velho e resolve visitar sua família justamente nas festas de fim de ano. Reencontrando a mãe afogada em remédios e bebidas (Darlene Glória), o pai austero que não o perdoa por seus erros do passado (Lúcio Mauro), toda a família em crise.

Aclamado como o mais popular ator de sua geração, Selton Mello tornou-se famoso primeiro na televisão (onde começou como ator infantil), depois fazendo papéis menores no cinema (O Que é Isso Companheiro? e Guerra de Canudos) até brilhar como Chicó em O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes, com o qual estourou primeiro como seriado na Rede Globo, depois em formato de longa-metragem nas telas de cinema.

No filme seguinte, Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, com brilhante atuação, Selton demonstrou que também era bom no drama, tornando-se assim um verdadeiro astro nacional de uma série de filmes de grande êxito de bilheteria como Lisbela e o Prisioneiro (2003); O Cheiro do Ralo (2006); Meu Nome não é Johnny (2008); Os Desafinados (2008); Jean Charles (2009); A Mulher Invisível (2009).

Mas sua vontade era se tornar diretor, se exercitando em programas de TV como Tarja Preta e o curta-metragem Quando o Tempo Cair (2006), para depois estrear no longa Feliz Natal, onde, além de diretor, foi também produtor, montador e corroteirista (com Marcelo Vindicatto), mas não ator.

Um drama fascinante e surpreendente, sobre um homem, Caio (Leonardo Medeiros), que trabalha num ferro-velho e resolve visitar sua família justamente nas festas de fim de ano. Reencontrando a mãe afogada em remédios e bebidas (Darlene Glória), o pai austero que não o perdoa por seus erros do passado (Lúcio Mauro), toda a família em crise.

Premiado como Melhor Direção em Los Angeles, Paulínia e Goiânia, vencedor de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, Feliz Natal é um dos filmes recentes mais talentosos e criativos do cinema brasileiro, e seu roteiro é apresentado aqui pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, na sua proposta de registrar e resgatar a memória cultural do Brasil.

Dados Técnicos

Título: Feliz Natal
Coleção: Coleção Aplauso
Autores: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Ano da Edição:
Encadernação: Brochura | cm x cm | páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.