fbpx

LIVRO – Fidel Castro: Biografia a duas vozes (Ed. 2006)

Sinopse

LIVRO - Fidel Castro Biografia a duas vozes Ed 2006botao_comprarFidel Castro: Biografia a duas vozes, do jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, é um livro fundamental para conhecer a vida, as idéias e a versão pessoal de um dos mais polêmicos líderes políticos dos últimos 50 anos. É fruto de mais de 200 horas de entrevistas concedidas por Fidel Castro e Ignácio Ramonet. A obra permite compreender como e por que um país pobre e tão pequeno conseguiu eliminar algumas das mais graves pragas que assolam a humanidade: a fome, o analfabetismo e a miséria.

O livro apresenta sua trajetória desde a educação jesuíta de filho de latifundiário até sua transformação em guerrilheiro. A tentativa de tomada do Quartel Moncada, quando é preso e exilado de Cuba, o encontro com Che Guevara no México e a longa relação entre os dois, os anos de combate na guerrilha e o início da revolução. Fidel também se defende das polêmicas sobre perseguição a dissidentes e homossexuais em Cuba, a imigração de cubanos para os Estados Unidos, a existência da pena de morte na ilha, a questão da sua sucessão e o futuro da revolução. Bastidores de momentos importantes da história são contados do ponto de vista do dirigente cubano, como a crise de outubro de 1962 entre a União Soviética e os Estados Unidos. A participação de Cuba na luta pela independência dos países africanos e a sobrevivência à derrocada do bloco soviético também são analisadas. Fidel comenta a situação política contemporânea – Globalização, José Maria Aznar, Tony Blair, George W. Bush e a Guerra do Iraque, terrorismo, meio ambiente e os movimentos e governos de esquerda e centro-esquerda da América Latina.

Com apresentação de Fernando Morais, tradução e texto de orelha de Emir Sader, fotos que cobrem os principais momentos da vida do dirigente, uma cronologia e um índice remissivo, esta é uma obra fundamental para conhecer o pensamento do principal protagonista da Revolução Cubana.

Este livro, referência permanente para quem quiser entender melhor a história de Fidel Castro e da Revolução Cubana, traz uma certeza: Cuba será lembrada também pelo fato de que essas foram conquistas obtidas a despeito da oposição feroz de nada menos que dez presidentes norte-americanos.

Dados Técnicos

Título: Fidel Castro: biografia a duas vozes
Autor: Ignácio Ramonet
Editora: Boitempo Editorial
Ano da Edição: 2006
Encadernação: Brochura | cm x cm | páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.