fbpx

LIVRO – Fome de bola: cinema e futebol no Brasil

Sinopse

Luiz Zanin Oricchio não é apenas um dos críticos de cinema mais famosos e respeitados do Brasil (atualmente no jornal O Estado de São Paulo) e autor de diversos livros (entre eles, a biografia do diretor Guilherme de Almeida Prado, da Coleção Aplauso). É também um apaixonado por futebol, um torcedor confesso, o que o fez colunista esportivo também no Estadão.

Portanto, ninguém mais adequado para escrever este bem-humorado estudo da paixão brasileira pelo futebol e de como ele foi tratado por nosso cinema: Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil.

Zanin não apenas fez um levantamento de todos os filmes de curta, média e longa-metragem já realizados no Brasil, mas também realizou entrevistas exclusivas com grandes nomes como os diretores João Moreira Salles, Ugo Giorgetti, Maurice Capovilla, Oswaldo Caldeira, Djalma Limongi Batista, Luiz Carlos Barreto e também Pelé.

Com entusiasmo, ele divide o livro em dois tempos, como no futebol, e relembra os primeiros chutes e filmes, a noção do esporte como ópio do povo, os anos de chumbo, num estudo inédito e único neste encontro arrebatador de duas grandes artes, cinema e futebol.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.