LIVRO – Guilherme de Almeida Prado: um cineasta cinéfilo
Livro sobre o cineasta Guilherme de Almeida Prado, que tem um estilo pessoal, por vezes sofisticado, sempre assumindo sua condição de cinéfilo. Foi assim que conseguiu os maiores sucessos de sua carreira: A Dama do Cine Shanghai (1983), Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1998). Mas pouca gente conhece a verdadeira história do cineasta paulista Guilherme de Almeida Prado, um jovem do interior, nascido em Ribeirão Preto, que aprendeu cinema na prática, trabalhando nas produções da chamada Boca do Lixo. E com trabalhos como Flor do Desejo (1983) foi um dos poucos saídos da pornochanchada que conseguiu ser admirado e respeitado pela crítica, ganhando foros de “autor”.
Esta história fascinante de luta e determinação, enfrentando mesmo problemas de saúde, é contada com paixão pelo crítico e jornalista Luiz Zanin Oricchio, do jornal O Estado de S. Paulo, em sua primeira contribuição para a Coleção Aplauso.
É também uma análise sobre uma obra que o próprio Guilherme reconhece como tendo sido, até agora, uma meditação constante sobre os limites entre o mundo da realidade e da ficção.
Mais uma contribuição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, no seu trabalho de resgate e preservação de nossa arte e cultura.
Índice:
Apresentação – Hubert Alquéres …. 05
Introdução – Luiz Zanin Oricchio …. 15
Ateu, religião: Cinema
A Vida em Ribeirão Preto. Infância e Juventude …. 35
A Vinda para São Paulo …. 55
Entre a Escola de Engenharia e a do Super-8 …. 65
Um Engenheiro Desempregado …. 81
As Bordadeiras de Ibitinga …. 85
Um Engenheiro na Boca do Lixo …. 91
Nasce um Diretor …. 109
A Flor do Meu Desejo …. 127
Em Busca de uma Dama …. 139
Da Casa de Imagens ao Perfumede Gardênia …. 177
A Felicidade que Não Foi …. 215
A Hora Mágica e a Questão da Narratividade
(ou Entre a Realidade e a Ficção) …. 225
A Noite que Não Chegou …. 247
Pausa para Meditação …. 251
O Caso Dulce Veiga …. 257
Cinema: Notas Pessoais para um Futuro …. 265
Cronologia …. 285
Crítico de cinema e editor do suplemento Cultura do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Zanin Oricchio estudou filosofia e psicologia na Universidade de São Paulo, onde defendeu tese sobre psicanálise.
Luiz Zanin Oricchio colaborou e teve artigos publicados em diversos jornais e revistas, como o Caderno Idéias do Jornal do Brasil, Revista Cinema, Revista Imagens, Revista da Editora Vozes, entre outras.
Como repórter especializado diversos festivais de cinema no Brasil e no mundo, atividade que continua exercendo, Luiz Zanin Oricchio fez parte de Júris em festivais e concursos de roteiros, como os da Secretaria de Cultura do Estado e da Petrobrás. Escreveu verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro (de Fernão Ramos e Luiz Felipe Miranda). Escreveu o ensaio intitulado The Sertão in the Brazilian Cinema at the End of the Millenium, para o livro The New Brazilian Cinema, organizado pela crítica e professora Lúcia Nagib e editado na Inglaterra. Participou com ensaios nas seguintes obras coletivas: Menino de Engenho: 50 anos (org. Lucio Villar) e Nordestern: O Cangaço no Cinema Brasileiro (org. Maria do Rosário Caetano).
Como Autor publicou Cinema de Novo: um Balanço Crítico da Retomada, pela Editora Estação liberdade (2003) e para a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em sua Coleção Aplauso, traçou o perfil do cineasta Guilherme de Almeida Prado.
Título: Guilherme de Almeida Prado: um cineasta cinéfilo
Coleção: Coleção Aplauso – Série Cinema Brasil
Autor: Luiz Zanin Oricchio
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Especificações: Brochura | Dimensões 12 cm x 18 cm | 302 páginas
Ano da Edição: 2005
ISBN: 8570603835

A Coleção Aplauso, concebida pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, visa resgatar a memória da cultura nacional, biografando atores, atrizes e diretores que compõem a cena brasileira nas áreas de cinema, teatro e televisão. Foram selecionados escritores com largo currículo em jornalismo culturalparaesse trabalho em que a história cênica e audiovisual brasileiras vem sendo reconstituída de maneira singular. Em entrevistas e encontros sucessivos estreita-se o contato entre biógrafos e biografados. Arquivos de documentos e imagens são pesquisados, e o universo que se reconstitui a partir do cotidiano e do fazer dessas personalidades permite reconstruir sua trajetória.
A decisão sobre o depoimento de cada um na primeira pessoa mantém o aspecto de tradição oral dos relatos, tornando o texto coloquial, como seo biografado falasse diretamente ao leitor.
Um aspecto importante da Coleção é que os resultados obtidos ultrapassam simples registros biográficos, revelando ao leitor facetas que também caracterizam o artista e seu ofício. Biógrafo e biografado se colocaram em reflexões que se estenderam sobre a formação intelectual e ideológica do artista, contextualizada na história brasileira.
São inúmeros os artistas a apontar o importante papel que tiveram os livros e a leitura em sua vida, deixando transparecer a firmeza do pensamento crítico ou denunciando preconceitos seculares que atrasaram e continuam atrasando nosso país. Muitos mostraram a importância para a sua formação terem atuado tanto no teatro quanto no cinema e na televisão, adquirindo, linguagens diferenciadas: analisando-as com suas particularidades.
Muitos títulos exploram o universo íntimo e psicológico do artista, revelando as circunstâncias que o conduziram à arte, como se abrigasse em si mesmo desde sempre, a complexidade dos personagens.
São livros que, além de atrair o grande público, interessarão igualmente aos estudiosos das artes cênicas, pois na Coleção Aplauso foi discutido o processo de criação que concerne ao teatro, ao cinema e à televisão. Foram abordadas a construção dos personagens, a análise, a história, a importância e a atualidade de alguns deles. Também foram examinados o relacionamento dos artistas com seus pares e diretores, os processos e as possibilidades de correção de erros no exercício do teatro e do cinema, a diferença entre esses veículos e a expressão de suas linguagens.
Se algum fator específico conduziu ao sucesso da Coleção Aplauso: e merece ser destacado –, é o interesse do leitor brasileiro em conhecer o percurso cultural de seu país.
À Imprensa Oficial e sua equipe coube reunir um bom time de jornalistas, organizar com eficácia a pesquisa documental e iconográfica e contar com a disposição e o empenho dos artistas, diretores, dramaturgos e roteiristas. Com a Coleção em curso, configurada e com identidade consolidada, constatamos que os sortilégios que envolvem palco, cenas, coxias, sets de filmagem, textos, imagens e palavras conjugados, e todos esses seres especiais: que neste universo transitam, transmutam e vivem: também nos tomaram e sensibilizaram.
É esse material cultural e de reflexão que pode ser agora compartilhado com os leitores de todo o Brasil.
:: Coleção Aplauso – Série Cinema Brasil ::
AINOUZ, Karim; BRAGANÇA, Felipe; ZACHARIAS, Maurício. O Céu de Suely. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
ANDRADE, João Batista de; organização de Ariane Abdallah e Newton Cannito. O Homem que Virou Suco. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
ANDRADE, João Batista de; organização de Ariane Abdallah e Newton Cannito. Vlado 30 anos depois. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
ARAÚJO, Inácio. Casa de meninas: romance original e roteiro inédito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
ASSIS, Wagner de. A Cartomante. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
BARBOSA, Neusa. Rodolfo Nanni: um realizador persistente. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
BARCINSKI, Philippe; BARCINSKI, Fabiana Werneck; PUPPO, Eugênio. Não por Acaso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
BARRO, Máximo. Agostinho Martins Pereira: o idealista. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
BARRO, Máximo. José Carlos Burle: drama na chanchada. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
BENAIM, Eduardo; CANNITO, Newton; BIANCHI, Sergio. Quanto Vale ou É por Quilo
BERNARDET, Jean-Claude; PERSON, Luis Sérgio. O Caso dos Irmãos Naves. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
BERNSTEIN, Marcos; REZENDE, Sergio. Zuzu Angel. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BOLOGNESI, Luiz. Chega de Saudade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
CAETANO, Maria do Rosário. Fernando Meirelles: biografia prematura. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
CAETANO, Maria do Rosário. João Batista de Andrade: alguma solidão e muitas histórias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
CAFFÉ, Roteiro de Eliane; ABREU, Luís Alberto de. Narradores de Javé. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
CAPELLA, Rodrigo. Ricardo Pinto e Silva: rir ou chorar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
CAPELLARO, Vittorio. O caçador de diamantes: o primeiro roteiro cinematográfico brasileiro completo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
CHAIA, Daniel; REINCHENBACH, Carlos. Bens Confiscados. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
DE, Jeferson. Dogma Feijoada: o Cinema Negro Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
FALCÃO, João, CARNEIRO, João Emanuel; FILHO, Daniel. A Dona da História. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2xx.
FORTES, Renata; ANDRADE, João Batista de. O cinema de intervenção: Liberdade de Imprensa – 40 anos do documentário inaugural da obra de João Batista de Andrade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
FRESNOT, Alain. Alain Fresnot: um cineasta sem alma. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
FRESNOT, Alain; Muylaert, Anna; ANZUATEGUI, Sabina. Desmundo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
GALPERIN, Cláudio Galperin; MANTOVANI, Bráulio; MUYLAERT, Anna; HAMBURGER, Cao. O ano em que meus pais saíram de férias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
GAMO, Alessandro (org.). Críticas de Jairo Ferreira: Críticas de invenção: os anos do São Paulo Shimbun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
LACERDA, Luiz Carlos. Leila Diniz. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
HENRIQUE, Klecius. Geraldo Moraes: o cineasta do interior. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
LEAL, Hermes. Orlando Senna: O Homem da Montanha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
LEÃO, Aurora Miranda (org.). Críticas de Luiz Geraldo de Miranda Leão: analisando cinema: críticas de LG. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
LOMBARDI, Bruna. O Signo da Cidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
LYRA, Marcelo. Carlos Reichenbach: o cinema como razão de viver. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MATTOS, Carlos Arberto. Jorge Bodanzky: o homem com a câmera. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MATTOS, Carlos Arberto. Maurice Capovilla: a imagem crítica. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MATTOS, Carlos Arberto. Vladimir Carvalho: pedras na lua e pelejas no planalto. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MELLO, Selton; VINDICATTO, Marcelo. Feliz Natal. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
MENEZES, Rogério. Pedro Jorge de Castro: O Calor da Tela. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MERTEN, Luiz Carlos (org.). Críticas de Edmar Pereira: razão e sensibilidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MERTEN, Luiz Carlos. Anselmo Duarte: o Homem da Palma de Ouro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MERTEN, Luiz Carlos. Carlos Coimbra: um homem raro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MOCARZEL. Evaldo. Ana Carolina: cineasta brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
MORELLI, Paulo. Viva-Voz. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
MORETTI, Di. Cabra-cega: um roteiro de Di Moretti. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
MOTTA, Carlos M.; SPIEWAK, José Júlio (org.). Críticas de Ruben Biáfora: A Coragem de Ser. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
MURAT. Rodrigo. Antonio Carlos da Fontoura: espelho da alma. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
NADALE, Marcel. Djalma Limongi Batista: livre pensador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
NADALE, Marcel. José Antonio Garcia: em busca da alma feminina. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Fome de Bola: cinema e futebol no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Guilherme de Almeida Prado: um cineasta cinéfilo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
PATARRA, Dani; RATTON, Helvécio. Batismo de Sangue. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
PAVAM, Rosane. Ugo Giorgetti: o sonho intacto. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
PRADO, Guilherme de Almeida. Onde Andará Dulce Veiga. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
REINCHENBACH, Carlos. Dois Córregos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
REIS, Moura. . Ozualdo Candeias: pedras e sonhos no cineboca. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
REIS, Sérgio Rodrigo. Braz Chediak: fragmentos de uma vida. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
REMIER. Ivan Cardoso: o mestre do terrir. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
REZENDE, Sergio. Salve Geral. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
SABADIN, Celso. Francisco Ramalho jr.: éramos apenas paulistas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
SCHVARZMAN, Sheila. Mauro Alice: um operário do filme. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
SGANZERLA, Rogério. O Bandido da Luz Vermelha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
SILVA NETO, Antônio Leão da. Ary Fernandes: sua fascinante história. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
SILVA NETO, Antônio Leão da. Miguel Borges: um lobisomem sai da sombra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
SILVESTRE, Lusa; JORGE, Marcos; NATIVIDADE, Cláudia da. Estômago. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
SOÁREZ, Elena. Cidade dos Homens. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
STEINBERG, Gustavo; WERNECK, Guilherme. Fim da Linha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
STERNHEIN, Alfredo. Alfredo Sternheim: um insólito destino. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
STERNHEIN, Alfredo. Luiz Carlos Lacerda: prazer & cinema. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
TORERO, José Roberto. Como Fazer um Filme de Amor: roteiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
VILLAÇA, Pablo. Helvécio Ratton: o cinema além das montanhas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
YOSIDA, Cláudio; ELIAS, Ricardo. De Passagem. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
YOSIDA, Cláudio; ELIAS, Ricardo. Os 12 Trabalhos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 20xx.
Coleção Aplauso
Série Cinema Brasil
Alain Fresnot: um cineasta sem alma
Alfredo Sternheim: um insólito destino
Agostinho Martins Pereira: o idealista
O ano em que meus pais saíram de férias
Ana Carolina: cineasta brasileira
Anselmo Duarte: o homem da Palma de Ouro
Antonio Carlos da Fontoura: espelho da alma
Ary Fernandes: sua fascinante história
O Bandido da Luz Vermelha
Batismo de Sangue
Bens Confiscados
Braz Chediak: fragmentos de uma vida
CabraCega
O Caçador de Diamantes
Carlos Coimbra: um homem raro
Carlos Reichenbach: o cinema como razão de viver
A Cartomante
Casa de meninas: romance original e roteiro inédito
O Caso dos Irmãos Naves
O Céu de Suely
Chega de Saudade
Cidade dos Homens
Como Fazer um Filme de Amor
Críticas de B.J. Duarte: paixão, polêmica e generosidade
Críticas de Edmar Pereira: razão e sensibilidade
Críticas de Jairo Ferreira: Críticas de invenção: os anos do São Paulo Shimbun
Críticas de Luiz Geraldo de Miranda Leão: analisando cinema: críticas de LG
Críticas de Ruben Biáfora: A Coragem de Ser
De Passagem
Desmundo
Djalma Limongi Batista: livre pensador
Dogma Feijoada: o Cinema Negro Brasileiro
Dois Córregos
A Dona da História
Os 12 Trabalhos
Estômago
Fernando Meirelles: biografia prematura
Fim da Linha
Fome de Bola: cinema e futebol no Brasil
Francisco Ramalho jr.: éramos apenas paulistas
Geraldo Moraes: o cineasta do interior
Guilherme de Almeida Prado: um cineasta cinéfilo
Helvécio Ratton: o cinema além das montanhas
O Homem que Virou Suco
Ivan Cardoso: o mestre do terrir
João Batista de Andrade: alguma solidão e muitas histórias
Jorge Bodanzky: o homem com a câmera
José Antonio Garcia: em busca da alma feminina
José Carlos Burle: drama na chanchada
Leila Diniz
O cinema de intervenção: Liberdade de Imprensa – 40 anos do documentário inaugural da obra de João Batista de Andrade
Luiz Carlos Lacerda: prazer & cinema
Maurice Capovilla: a imagem crítica
Mauro Alice: um operário do filme
Miguel Borges: um lobisomem sai da sombra
Não por Acaso
Narradores de Javé
Onde Andará Dulce Veiga
Orlando Senna: O Homem da Montanha
. Ozualdo Candeias: pedras e sonhos no cineboca
Pedro Jorge de Castro: o calor da Tela
Quanto vale ou é por Quilo
Ricardo Pinto e Silva: rir ou chorar
Rodolfo Nanni: um realizador persistente
Salve Geral
O Signo da Cidade
Ugo Giorgetti: o sonho intacto
Vladimir Carvalho: pedras na lua e pelejas no planalto
Vlado 30 anos depois
Viva-Voz
Zuzu Angel
:: Série Cinema ::
B.J. Duarte: críticas – paixão, polêmica e generosidade
Bastidores: um outro lado do cinema
:: Série Ciência & Tecnologia ::
Cinema Digital: um novo cinema?
:: Série Crônicas ::
Crônicas de Maria Lúcia Dahl: O Quebracabeças
:: Série Dança ::
Rodrigo Pederneiras e o Grupo Corpo: Dança Universal
:: Série Teatro Brasil ::
Alcides Nogueira: Alma de Cetim
Antenor Pimenta: Circo e Poesia
Cia de Teatro Os Satyros: Um Palco Visceral
Críticas de Clóvis Garcia: A Crítica Como Oficio
Críticas de Maria Lucia Candeias: Duas Tábuas e Uma Paixão
João Bethencourt: O Locatário da Comédia
Leilah Assumpção: A Consciência da Mulher
Luís Alberto de Abreu: Até a Última Sílaba
Maurice Vaneau: Artista Múltiplo
Renata Palottini: Cumprimenta e Pede Passagem
Teatro Brasileiro de Comédia: Eu Vivi o TBC
O Teatro de Alcides Nogueira: Trilogia: Ópera Joyce – Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso – Pólvora e Poesia
O Teatro de Ivam Cabral: Quatro textos para um teatro veloz: Faz de Conta que tem Sol lá Fora – Os Cantos de Maldoror – De Profundis – A Herança do Teatro
O Teatro de Noemi Marinho: Fulaninha e Dona Coisa, Homeless, Cor de Chá, Plantonista Vilma
Teatro de Revista em São Paulo: De Pernas para o Ar
O Teatro de Samir Yazbek: A Entrevista: O Fingidor – A Terra Prometida
Teresa Aguiar e o Grupo Rotunda: Quatro Décadas em Cena
Série Perfil
Aracy Balabanian: Nunca Fui Anjo
Arllete Montenegro: Fé, Amor e Emoção
Ary Fontoura: Entre Rios e Janeiros
Bete Mendes: O Cão e a Rosa
Betty Faria: Rebelde por Natureza
Carla Camurati: Luz Natural
Cecil Thiré: Mestre do seu Ofício
Celso Nunes: sem amarras
Cleyde Yaconis: Dama Discreta
David Cardoso: Persistência e Paixão
Denise Del Vecchio: Memórias da Lua
Dionísio Azevedo e Flora Geni: uma vida na arte
Elisabeth Hartmann: A Sarah dos Pampas
Emiliano Queiroz: na sobremesa da vida
Etty Fraser: Virada Pra Lua
Ewerton de Castro: Minha Vida na Arte: Memória e Poética
Geórgia Gomide: a vida de uma estrela
Gianfrancesco Guarnieri: Um Grito Solto no Ar
Glauco Mirko Laurelli: um artesão do cinema
Ilka Soares: a bela da tela
Irene Ravache: Caçadora de Emoções
Irene Stefania: Arte e Psicoterapia
Isabel Ribeiro: Iluminada
Jece Valadão: também somos irmãos
Joana Fomm: Momento de Decisão
John Herbert: um gentleman no palco e na vida
Jonas Bloch: O Ofício de uma Paixão
José Dumont: Do Cordel às Telas
Laura C ardoso: contadora de histórias
Leonardo Villar: Garra e Paixão
Lília Cabral: Descobrindo Lília Cabral
Lolita Rodrigues: De Carne e Osso
Louise Cardoso: A Mulher do Barbosa
Marcos Caruso: por ele mesmo
Maria Adelaide Amaral: A Emoção Libertária
Marisa Prado: a estrela, o mistério
Mauro Mendonça: Em Busca da Perfeição
Miriam Mehler: Sensibilidade e Paixão
Nicette Bruno e Paulo Goulart: Tudo em Família
Nívea Maria: uma atriz real
Niza de Castro Tank: Niza, Apesar das Outras
Paulo Betti: Na Carreira de um Sonhador
Paulo José: Memórias Substantivas
Pedro Paulo Rangel: O Samba e o Fado
Regina Braga: talento é um aprendizado
Reginaldo Faria: o solo de um inquieto
Renata Fronzi: chorar de rir
Renato Borghi: Borghi em Revista
Renato Consorte: Contestador por Índole
Rolando Boldrin: Palco Brasil
Rosamaria Murtinho: Simples Magia
Rubens de Falco: Um Internacional Ator Brasileiro
Ruth de Souza: Estrela Negra
Sérgio Hingst: Um Ator de Cinema
Sérgio Viotti: O Cavalheiro das Artes
Silvio de Abreu: Um Homem de Sorte
Sônia Guedes: Chá das Cinco
Sonia Maria Dorce: A Queridinha do meu Bairro
Sonia Oiticica: Uma Atriz Rodrigueana?
Stênio Garcia: força da natureza
Suely Franco: A Alegria de Representar
Tatiana Belinky: … E Quem Quiser Que Conte Outra
Tonico Pereira: um ator improvável, uma Autobiografia não autorizada
Tony Ramos: no tempo da delicadeza
Vera Holtz: o gosto da vera
Vera Nunes: raro talento
Walderez de Barros: voz e silêncios
Zezé Motta: muito prazer
:: Coleção Aplauso – Especial ::
As Grandes Vedetes do Brasil
Agildo Ribeiro: o capitão do riso
Beatriz Segall: além das aparências
Carlos Zara: paixão em quatro atos
Célia Helena: uma atriz visceral
Cinema da Boca: dicionário de diretores
Dina Sfat: retratos de uma guerreira
Eva Todor: o teatro de minha vida
Eva Wilma: arte e vida
Gloria in Excelsior: ascensão, apogeu e queda do maior sucesso da televisão brasileira
Ítalo Rossi: isso é tudo
Lembranças de Hollywood
Lilian Lemmertz: sem rede de proteção
Marcos Flaksman: universos paralelos
Maria Della Costa: seu teatro, sua vida
Mazzaropi: uma antologia de risos
Ney Latorraca: uma celebração
Raul Cortez: sem medo de se expor
Rede Manchete: aconteceu, virou história
Sérgio Cardoso: imagens de sua arte
Tônia Carrero: movida pela paixão
TV Tupi: uma linda história de amor
Victor Berbara: o homem das mil faces
Walmor Chagas: ensaio aberto para um homem indignado