fbpx

LIVRO – Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema

Sinopse

LIVRO - Imagens do passadobotao_comprarO livro conta e analisa a história das duas décadas iniciais da sétima arte no Brasil, mostrando o papel que Rio e São Paulo tiveram na fixação e no usufruto da mercadoria cinematográfica.

Dos exibidores ambulantes às primeiras salas fixas de cinema, dos filmetes de dois minutos aos longas-metragens, do predomínio da produção francesa à hegemonia norte-americana, o livro acompanha ainda a saga dos pioneiros da produção e da exibição de filmes, como o português Antônio Leal, os irmãos italianos Afonso e Paschoal Segreto e o espanhol Francisco Serrador. Mostra também a divisão entre os cinemas de elite nas ruas elegantes e os galpões populares nos bairros pobres das duas cidades, e a influência do cinema na sociedade, moldando o comportamento do público.

Nesse livro, o autor empreende uma pesquisa historiográfica sobre um período muito pouco conhecido do cinema no país e especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A informação e a análise se apresentam sempre interessantes, com muitas breves histórias que atraem e esclarecem enquanto traçam o perfil das cidades ou sociedades em acelerada transformação.

Dados Técnicos

LIVRO - Imagens do passadobotao_comprarTítulo: Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema
Autor: José Inacio de Melo Souza
Editora: Editora Senac São Paulo
Ano da Edição: 2004
Encadernação: Brochura | cm x cm | 340 páginas
ISBN: 9788573593730

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.