fbpx

LIVRO – Itamar e o bando de sonhadores

Sinopse

O cenário político de Juiz de Fora sob o Governo de Itamar Franco é tema do livro do jornalista, sociólogo e professor universitário Ismair Zaghetto. A obra Itamar e o bando de sonhadores foi lançada no dia 30 de março de 2012, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Editado com suporte cultural do Instituto Itamar Franco, o trabalho de Zaghetto percorre fatos históricos, bastidores e pessoas que fizeram parte da primeira passagem do ex-presidente pela Prefeitura de Juiz de Fora, tornando públicas ocorrências ainda não conhecidas.

A experiência de Zaghetto como assessor de imprensa de Itamar Franco na época faz com que sua obra perpasse diversas situações pioneiras na cidade, desde as primeiras pesquisas eleitorais no município até ações administrativas marcantes. Imagine a cidade sem algumas iniciativas de Itamar, como a construção da Avenida Independência (atual Presidente Itamar Franco), Avenida Brasil e prolongamento da Rua Santo Antonio, propõe o autor.

Para Zaghetto, Itamar Franco representou a esperança de crescimento para uma cidade que se mostrava desiludida com o progresso. Naquele momento, após o auge da indústria, Juiz de Fora não produzia tanto, era uma cidade cansada. De repente, as pessoas se viram diante daquele moço bonito, que falava sobre novos métodos administrativos e tinha uma visão de futuro. Ele trouxe esse pulso novo, moderno.

O trabalho como assessor, que tornou Ismair Zaghetto personagem da própria história, e a amizade de longa data com Itamar Franco, construída antes mesmo da relação política, fazem com que a narrativa assuma, também, um tom pessoal. A história desse livro me emocionou muito, mexe com minha memória. Foi um período muito rico para Juiz de Fora. Por isso é importante tornar público.

Ficha Técnica

Título: Itamar e o bando de sonhadores
Autor: Ismair Zaghetto
Editora:
Ano da Edição: 2012
Encadernação: Brochura | cm x cm | 250 páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Itamar e o bando de sonhadores

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.