fbpx

LIVRO – It’s all true e o Brasil de Orson Welles (1942-1993)

Sinopse

O que dizer de um filme gestado e iniciado nos turbulentos anos de 1940, que permaneceu perdido por um intervalo de 40 anos e que ressurgiu reconstruído, finalmente montado, cinco décadas depois?

Mais do que nos contar sobre o processo de produção e de remontagem de It´s all true, projeto inicial de Orson Welles, Márcia Juliana, como boa historiadora que é, nos conta dos contextos, dos discursos e dos vários sujeitos envolvidos na trama, que se inicia nos anos de 1940 e a se arrasta até os anos de 1990.

Costurando toda a complexidade dessa engrenagem – que envolvia, numa mesma rede, projeto pessoal e profissional do genial diretor Orson Welles, interesses do governo americano em tempos de guerra, objetivos comerciais da empresa cinematográfica americana RKO e as ambiguidades do governo brasileiro, marcado pela ditadura e pela política trabalhista e nacionalista, além da morte do líder dos pescadores, Jacaré, em plena filmagem, a descoberta das latas com negativos do filme perdido nos anos de 1980, a morte de Welles, e o processo de montagem de It´s All True – a autora persegue com seriedade os mares tortuosos da memória, que se pretende história, produtora de imagens diferenciadas e contraditórias do Brasil.

Que Brasil enxergou Welles quando, espantado, soube que uma rústica jangada atravessava os mares atlânticos brasileiros para pedir direitos sociais ao ditador Getúlio Vargas? Qual o Brasil esperado pelo governo americano nos tempos da II Guerra Mundial?

Qual Brasil interessava ao cinema de Nelson Rockfeller, da RKO, que delegou a Welles a tarefa de filmá-lo? Com que Brasil sonhavam os representantes da imprensa brasileira que viram chegar Welles?

Que Brasil apareceu na montagem executada por antigos e novos protagonistas que finalizaram o filme imaginado e iniciado por Orson Welles?

Márcia Juliana Santos pensou, chafurdou sobre tudo isso, e tem algumas respostas em It´s all true e o Brasil de Orson Welles.

Dados Técnicos

Título: It’s all true e o Brasil de Orson Welles (1942-1993)
Autora: Márcia Juliana Santos
Editora: Alameda
Ano da Edição: 2015
Encadernação: Brochura | 20,6 cm x 13,8 cm | 192 páginas
ISBN: 9788579393419

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.