fbpx

LIVRO – JK: O Artista do Impossível

Sinopse

LIVRO - JK O Artista do ImpossivelConta a história de um homem, de uma época e de um país. Um homem que ousou governar com imaginação, uma época em que os brasileiros deram as costas à derrota – e viveram o sonho intenso de serem modernos, cosmopolitas, viáveis. Este livro é uma reparação ao mais republicano dos presidentes e uma tentativa de entender por que um regime dinâmico e livre foi o verdadeiro regime de exceção na história do Brasil do século XX.

Foi um momento mágico de crescimento econômico, democracia política e florescimento cultural. Os anos JK foram também a época em que o Brasil estabeleceu uma conexão madura com o resto do mundo, atualização perfeitamente compatível com nossa identidade mais profunda.

Para reconstituir a trajetória de Juscelino de Oliveira Kubitschek, Claudio Bojunga mergulhou numa longa, minuciosa e reveladora pesquisa sobre essa época de esperança e oportunidades, espremida entre o Estado Novo e o sombrio período militar. Numa empreitada que lhe consumiu uma década de trabalho, o escritor conseguiu entrevistar boa parte dos atores e coadjuvantes históricos dos anos 50, muito deles desaparecidos nos últimos anos.

Graças aos preciosos testemunhos de políticos, diplomatas, economistas, historiadores, sociólogos e artistas, o autor acabou por produzir mais que uma biografia de Juscelino: na verdade, o livro se configura como um ensaio político sobre a modernização do Brasil no século XX – aventura em que JK desempenha o papel central.

O autor, Claudio Bojunga, é carioca, formou-se em Direito e estudou Política Internacional no Instituto de Estudos Políticos de Paris. Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator, crítico e correspondente internacional. Foi editor especial da Revista Veja, diretor de jornalismo da TV E e editorialista do Jornal do Brasil. Escreveu o texto do filme Os anos JK, de Silvio Tendler, realizou documentários e séries para a TV. Também é autor dos livros Viagem à China aberta e Viagem ao Brasil desconhecido, em parceria com Fernando Portela.

Dados Técnicos

Título: JK: O Artista do Impossível
Autor: Cláudio Bojunga
Editora: Objetiva
Ano da Edição: 2001
Formato: Brochura | 16 cm x 23 cm | 800 páginas
ISBN: 8573024070

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.