fbpx

LIVRO – José e Pilar: conversas inéditas

Sinopse

LIVRO - Jose e Pilar conversas ineditasbotao_comprarNo filme José e Pilar, o diretor Miguel Gonçalves Mendes apresentou ao público um Saramago desconhecido. Acompanhando seu dia a dia, revelou a intimidade de um dos mais fascinantes escritores da língua portuguesa.

Neste José e Pilar: conversas inéditas, Miguel reuniu entrevistas realizadas durante o período em que conviveu com o autor e sua esposa, a jornalista espanhola Pilar Del Río. São depoimentos sinceros e comoventes sobre trabalho, arte, morte e, é claro, o amor de um pelo outro. Quem dá a chave para as entrevistas é a própria Pilar. Acho que poucos escritores, e isso quem o leu com atenção e o conhece perceberá, são tão eles em sua obra. Há poucas diferenças entre o autor do livro, a voz do narrador e o que expressa o livro.

Assim, estão presentes nas conversas o humor desconcertante de Saramago, o conhecido ritmo de suas frases e, sobretudo, o mesmo universo que a ele interessou durante toda a carreira. Essa visão de mundo particular, tão impressa em sua obra, aparece aqui em momentos inesperados: quando o autor fala de um sonho que teve na infância ou repara na paisagem durante um passeio de carro. Ou ainda quando interrompe um depoimento de Pilar para observá-la sendo entrevistada. Mas, se realmente não há distância entre o Saramago escritor e o José deste livro, isso fica ainda mais claro quando ele se volta à política e à religião, temas que sempre o acompanharam.

Dados Técnicos

LIVRO - Jose e Pilar conversas ineditasbotao_comprarTítulo: José e Pilar: conversas inéditas
Autor: Miguel Gonçalves Mendes
Editora: Companhia das Letras
Acabamento : Brochura | 21 cm x 14 cm | 224 Paginas
Ano da Edição: 2012
Idioma: Português
ISBN: 9788535921526

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – José e Pilar: conversas inéditas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.