fbpx

LIVRO – Limite

Sinopse

O filme Limite estreou há 85 anos no Cine Eldorado no Rio de Janeiro e até hoje tem seus cultores fiéis. Realizado por Mário Peixoto em 1930 no município de Mangaratiba, litoral sul-fluminense, foi exibido pela companhia cinematográfica Cinédia e pelo Chaplin Club, que foi em seu tempo um extraordinário fórum de debates em torno dos problemas relacionados com o cinema silencioso.

Embora não tenha sido distribuído comercialmente, Limite conquistou nas sessões especiais em que costuma ser exibido um grupo de cinéfilos que o mantêm vivo até hoje. Primeiro filme brasileiro a alcançar um indiscutível sucesso de crítica, figura hoje ao lado dos grandes clássicos da cinematografia mundial. Ainda que pouco visto, tornou-se citação obrigatória na história do cinema.

Neste volume publicado agora pela editora Rocco, em sua Coleção Artemídia, Limite é resgatado em todas as suas dimensões pelo escritor Saulo Pereira de Mello, um estudioso do cinema que nos anos 70, trabalhando junto com Plínio Sussekind Rocha, um dos fundadores e expoentes do Chaplin Club, foi responsável pela restauração do filme.

Além disso, o livro de Saulo Pereira de Mello traça um perfil de Mário Peixoto, situando-o no contexto nacional e internacional da produção de filmes, num momento em que o cinema falado ia aceleradamente substituindo o filme mudo e se firmando no mundo inteiro.

Dados Técnicos

Título: Limite
Coleção: Artemídia
Autor: Saulo Pereira de Mello
Editora: Rocco
Ano de edição: 2000
Encadernação: Brochura | 13,5 cm x 19 cm | 116 páginas
ISBN: 9788532506382

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.