LIVRO – Luiz Carlos Lacerda: Prazer e Cinema
Conhecido pelo apelido de Bigode, o carioca Luiz Carlos Lacerda nasceu em 1945, filho de Aimeé Stella e João Tinoco de Freitas. Seu interesse pela Sétima Arte foi inicialmente despertado pelo pai, que trabalhava com filmes no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), de Getúlio Vargas, e depois produziu obras como Almas Adversas, em 1948, que lançou a atriz Bibi Ferreira nas telas. Essas e outras curiosidades sobre sua trajetória são contadas no livro Luiz Carlos Lacerda – Prazer & Cinema, de Alfredo Sternheim.
O primeiro filme dirigido por Luiz Carlos Lacerda é o curta-metragem Odóia-67, sobre a festa de Iemanjá, rodado em 16 mm, em 1967. Uma das obras mais importantes que dirigiu é o longa-metragem Mãos Vazias, drama baseado em romance de Lúcio Cardoso, que tem Leila Diniz e José Kleber entre os protagonistas.
Em O Princípio do Prazer, de 1979, com Odete Lara no elenco, Lacerda também se destaca na direção. O filme é baseado em um drama escrito por ele próprio e por Raymundo Higino. Já For All – O Trampolim da Vitória, de 1997, comédia dramática inspirada na presença dos militares norte-americanos em Natal, durante a Segunda Guerra, foi agraciado com o Kikito de Ouro de melhor filme no Festival de Gramado de 1997.
Luiz Carlos Lacerda lecionou na Escola Internacional de Cinema, em Cuba, e na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Trabalhou na área de publicidade e na TV Globo, onde foi o primeiro produtor executivo de novelas e instituiu a decupagem nos roteiros.
Viveu o movimento hippie e a contracultura nos anos 1970, convivendo com personagens conhecidos da época. Quando estou filmando é o momento de plenitude. Divirto-me muito quando trabalho. As equipes e os atores gostam muito de trabalhar comigo porque a atmosfera do meu set de filmagem é, certamente, de muito profissionalismo, mas de muita alegria. Rimos muito!, afirma Lacerda.
Título: Luiz Carlos Lacerda: prazer e cinema
Coleção: Coleção Aplauso – Série Cinema Brasil
Autor: Alfredo Sternheim
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Ano da Edição: 2007
Encadernação: Brochura | 12 cm x 18 cm | 256 páginas
ISBN: 978-85-7060-547-4