fbpx

LIVRO – Luiz Carlos Lacerda: Prazer e Cinema

Sinopse

Conhecido pelo apelido de Bigode, o carioca Luiz Carlos Lacerda nasceu em 1945, filho de Aimeé Stella e João Tinoco de Freitas. Seu interesse pela Sétima Arte foi inicialmente despertado pelo pai, que trabalhava com filmes no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), de Getúlio Vargas, e depois produziu obras como Almas Adversas, em 1948, que lançou a atriz Bibi Ferreira nas telas. Essas e outras curiosidades sobre sua trajetória são contadas no livro Luiz Carlos Lacerda – Prazer & Cinema, de Alfredo Sternheim.

O primeiro filme dirigido por Luiz Carlos Lacerda é o curta-metragem Odóia-67, sobre a festa de Iemanjá, rodado em 16 mm, em 1967. Uma das obras mais importantes que dirigiu é o longa-metragem Mãos Vazias, drama baseado em romance de Lúcio Cardoso, que tem Leila Diniz e José Kleber entre os protagonistas.

Em O Princípio do Prazer, de 1979, com Odete Lara no elenco, Lacerda também se destaca na direção. O filme é baseado em um drama escrito por ele próprio e por Raymundo Higino. Já For All – O Trampolim da Vitória, de 1997, comédia dramática inspirada na presença dos militares norte-americanos em Natal, durante a Segunda Guerra, foi agraciado com o Kikito de Ouro de melhor filme no Festival de Gramado de 1997.

Luiz Carlos Lacerda lecionou na Escola Internacional de Cinema, em Cuba, e na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Trabalhou na área de publicidade e na TV Globo, onde foi o primeiro produtor executivo de novelas e instituiu a decupagem nos roteiros.

Viveu o movimento hippie e a contracultura nos anos 1970, convivendo com personagens conhecidos da época. Quando estou filmando é o momento de plenitude. Divirto-me muito quando trabalho. As equipes e os atores gostam muito de trabalhar comigo porque a atmosfera do meu set de filmagem é, certamente, de muito profissionalismo, mas de muita alegria. Rimos muito!, afirma Lacerda.

Dados Técnicos

Título: Luiz Carlos Lacerda: prazer e cinema
Coleção: Coleção Aplauso – Série Cinema Brasil
Autor: Alfredo Sternheim
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Ano da Edição: 2007
Encadernação: Brochura | 12 cm x 18 cm | 256 páginas
ISBN: 978-85-7060-547-4

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.