fbpx

LIVRO – Macunaíma, O Herói sem Nenhum Caráter

Sinopse

Escrito em 1928 por Mário de Andrade, Macunaíma é um dos grandes romances do Modernismo brasileiro. O livro foi um acontecimento. Debochado e intensamente brasileiro – ainda que muito pouco ou nada nacionalista -, este romance é ainda hoje um dos textos fundamentais do nosso Modernismo. E continua a influenciar as mais diversas manifestações artísticas.

Nascido nas profundezas da Amazônia, o herói de Mário de Andrade é cheio de contradições – assim como o país que lhe serve de berço. É adoravelmente mentiroso, safado, preguiçoso e boca-suja. Suas peripécias vêm embaladas numa linguagem rapsódica e inventiva, um marco das pesquisas de seu autor em torno de uma identidade linguística brasileira.

No cinema, a adaptação chegou em Macunaíma (1969), sob direção e roteiro de Joaquim Pedro de Andrade. O personagem principal da obra é Macunaíma, um anti-herói que representa o próprio povo brasileiro.

Dados Técnicos

Título: Macunaíma, O Herói sem Nenhum Caráter
Autor: Mário de Andrade
Editora: Penguin
Ano da Edição: 2016
Encadernação: Brochura | 19,8 cm x 13 cm | 240 páginas
ISBN: 978-8582850411

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.